ALERTA de saúde bucal: bactéria da gengiva pode causar Alzheimer, diz estudo

Bactéria que vive na gengiva pode viajar pelo corpo e atacar o cérebro, causando danos que podem levar ao Alzheimer, descobre pesquisadores.

Você já conhece o Alzheimer, uma doença que afeta a mente, causando perda de memória e dificuldades de raciocínio? Essa condição geralmente afeta pessoas mais velhas, mas também pode ocorrer em adultos jovens.

Leia mais: Proteja sua mente! Estresse favorece o desenvolvimento de Alzheimer

No entanto, você sabia que existe uma possível conexão entre essa doença e um problema bucal muito comum: a gengivite? Embora a ciência ainda não tenha uma resposta definitiva, alguns estudos têm levantado a hipótese de uma ligação entre essas duas condições preocupantes.

A gengivite e a bactéria que pode chegar ao cérebro

A gengivite é uma inflamação da gengiva causada por uma bactéria chamada Porphyomonas gingivalis. Essa bactéria pode se espalhar pela corrente sanguínea e chegar ao cérebro, onde pode causar danos às células nervosas e à proteína amilóide, que está envolvida no Alzheimer. Alguns pesquisadores encontraram essa bactéria no cérebro de pessoas com a doença, o que sugere uma relação no seu desenvolvimento.

O Dr. David Reynolds, diretor científico da Alzheimer’s Research UK , reforça essa perspectiva. Ele diz que “embora a bactéria P. gingivalis associada à gengivite tenha sido encontrada no cérebro de pessoas com Alzheimer, ainda não se sabe se ela tem alguma influência na doença ou se é apenas uma coincidência”.

Resultados promissores

Na busca por respostas, cientistas conduziram um experimento no qual um grupo de camundongos foi infectado com P. gingivalis e recebeu um medicamento que tem como alvo o acúmulo de amiloide. Após anos sem nenhum avanço no tratamento do Alzheimer, esse novo medicamento apresentou resultados promissores.

Considerando a importância de explorar todas as opções disponíveis para combater essa doença, essa descoberta representa um passo significativo rumo a um futuro tratamento para essa condição degenerativa.

Independentemente das respostas, podemos dizer que cuidar da saúde bucal é importante para prevenir essa e outras doenças. Por isso, escove os dentes todos os dias, use fio dental e visite o dentista regularmente. Assim, você estará cuidando não só do seu sorriso, mas também do seu cérebro.