scorecardresearch ghost pixel



Botão WPS no roteador: veja como ele pode facilitar ou piorar sua vida

Presente em alguns modelos de roteador, o botão WPS pode agilizar processos, ao mesmo tempo que pode não ser tão seguro assim. Veja o que significa.



Os roteadores costumam ficar em lugares altos e que, na maioria das vezes, o que a maioria das pessoas enxerga são cores piscando. Ao chegar até aqui, a curiosidade pode ter batido ao se deparar com alguns termos do seu dispositivo.

Veja também: Para turbinar seu Wi-Fi, NUNCA coloque seu roteador nestes 5 lugares

Em primeiro lugar, abordaremos como funciona, suas vantagens e se é uma prática segura ou não. Acompanhe até o fim.

Botão WPS: o que significa e como funciona

Pense na seguinte situação: você recebe uma visita na sua casa. O tempo passa e ela pede sua senha. Então, você revista suas conversas no WhatsApp e a papelada da casa e não acha de jeito nenhum. Mesmo assim, a sua busca continua.

Para facilitar a questão, a função WPS (Wi-Fi Protected Setup) é uma alternativa para agilizar a configuração da rede, através do uso de um PIN (oito dígitos) ou do ato de pressionar um botão físico na parte traseira, ou frontal do seu roteador.

Logo, quando você perceber que o seu roteador acompanha o botão físico do Wi-Fi, a autenticação de conexão com os outros dispositivos acontece sem a necessidade de inserir manualmente uma senha.

Por exemplo, caso você queira conectar sua rede na Smart TV, é possível. O mesmo serve para celulares e computadores.

Afinal, é seguro?

Imaginemos duas situações: a primeira o roteador está exposto; e a segunda envolve o seu método de conexão via PIN.

Na primeira ocasião, caso o roteador esteja exposto, qualquer pessoa pode pressionar o botão e se conectar à rede sem fio sem necessitar de senhas. Basta ela ficar próximo do roteador. É uma má ideia deixar o roteador exposto assim, ainda mais para pessoas desconhecidas que podem causar uma lentidão na rede.

Analogamente, os métodos de conexão do WPS podem ser comprometidos através dos ataques de força bruta, em que um invasor tenta descobrir uma senha por todas as combinações possíveis. As conexões geradas pelo PIN WIPS são sensíveis a esse tipo de ataque.

Em suma, caso ele não esteja sendo utilizado, o ideal é desativar para impedir que dispositivos indesejados sejam conectados ou sua segurança cibernética comprometida. A sua desativação pode ser feita nas configurações do roteador, diretamente na Internet. Consulte sua situação com a operadora, caso seja do seu interesse.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário