Ministro sinaliza mudanças no Fies, programa de financiamento estudantil

Proposta focada em reduzir a inadimplência dos estudantes será apresentada pelo ministro da Educação.



O governo federal pode promover em breve algumas mudanças no Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Segundo informações antecipadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o foco será a redução da inadimplência.

Leia mais: Bolsas de pesquisa recebem reajuste de até 94%; confira os novos valores

Em entrevista à CNN, Santana afirmou que a proposta de regulamentação do programa será enviada até o fim deste mês à Casa Civil. A ideia é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) selecione quais trechos serão apresentados ao Congresso Nacional, e se isso será feito via Projeto de Lei (PL) ou Medida Provisória (MP).

“Vai ser uma decisão do presidente Lula se vai encaminhar como MP ou como PL para o Congresso Nacional para corrigir e garantir que o Fies volte a ser um instrumento de financiamento para aqueles que não têm condições de pagar a universidade”, afirmou o ministro.

Mudanças esperadas

Santana informou que uma das possibilidades é a retomada do financiamento integral. A pasta de Educação também prevê a criação de ações para reduzir o nível de inadimplência entre os estudantes que financiaram seus estudos por meio do programa.

Outro ponto em análise é a utilização do Fies na promoção de melhorias no curso de Pedagogia e formação de professores.

“Em média, 86% dos cursos de pedagogia são à distância, nós queremos estimular que essa formação seja presencial, ou pelo menos mista. Queremos usar o Fies para financiar de forma diferenciada esses cursos de licenciatura para a formação inicial dos professores”, acrescentou.




Voltar ao topo

Deixe um comentário