scorecardresearch ghost pixel



Olhe a despensa: polícia identifica azeite falsificado que pode estar na sua mesa

Durante uma operação na fronteira, a Polícia Federal apreendeu um veículo que trazia um azeite argentino proibido no Brasil. Saiba qual!



O azeite de oliva é um dos produtos mais recomendados pelos médicos para o consumo diário. Isso porque ele é rico em gorduras insaturadas, consideradas saudáveis e essenciais para os humanos, auxiliando na saúde do coração e do bem-estar. Contudo, por ser um alimento relativamente caro para grande maioria dos consumidores, muitas marcas se aproveitam para enganar o público.

Veja também: Dica de ouro! Saiba qual azeite é o melhor e atende às suas necessidades

Dessa forma, muitas empresas possuem o costume de fabricar azeites misturados com outros tipos de óleos não saudáveis, com o intuito de diminuir os custos de produção e, consequentemente, o preço de venda. No entanto, esses produtos misturados devem respeitar a porcentagem máxima determinada pela Anvisa.

Porém, por ser um produto de fácil falsificação e de difícil identificação, muitas marcas acabam por desrespeitar os limites determinados pela agência reguladora e misturam outros óleos acima do permitido. Esse é o caso do azeite argentino que foi apreendido pela Polícia Federal neste mês de julho.

Azeite adulterado é apreendido pela Polícia Federal

No dia 12 de julho, a Polícia Federal realizou uma operação na estrada que liga a Argentina com Foz do Iguaçu, cidade fronteira no Paraná. Somente nesse dia, 3 veículos contendo mercadorias ilegais foram detidos. Dentre os itens trazidos da Argentina para o Brasil e considerados ilegais, estava o azeite da marca argentina Valle Viejo.

Vale lembrar que a marca foi proibida pela Anvisa e não pode ser comercializada no país desde o dia 30 de março de 2021. A decisão foi tomada devido a problemas na composição do produto, visto que ele não atende aos requisitos mínimos para ser vendido no Brasil.

Dentre os problemas identificados no produto, está as falsas informações contidas no rótulo, como a predominância de mistura de óleos de soja com girassol e o nível de acidez acima do adequado para o consumo.

Como saber se um azeite é falsificado?

De acordo com um levantamento realizado pela instituição norte-americana U.S. Pharmacopeial Convential, o azeite é um dos 10 alimentos mais falsificados no mundo. Com isso, o Valle Viejo não é o único falsificado no mercado. Dessa forma, é necessário ter atenção na hora de comprar o seu produto, visto que ele pode ser um dos falsificados comercializados.

Para evitar a compra do produto errado, alguns critérios podem ser levados em consideração na hora de escolher na prateleira do supermercado. Preços muito baixos, expressões no rótulo como “tempero português” ou “tempero espanhol”, podem indicar que o produto não é 100% azeite de oliva.

Além disso, é necessário sempre ficar de olho na data de produção, no seu local de origem e também na procedência do produto. Seguindo essas dicas, as chances de adquirir um azeite falsificado caem consideravelmente, evitando que você leve um produto de má qualidade para casa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário