scorecardresearch ghost pixel



Por que o nariz entope à noite? Veja o motivo e como aliviar o incômodo

Existem algumas fórmulas que podem acabar com o sofrimento que o nariz entupido causa nas pessoas. Entenda por que isso acontece à noite.



Você não aguenta mais ficar com o nariz entupido todas as noites e está em busca de uma solução? Bom, então comece entendendo por que isso acontece e descubra algumas formas de aliviar o sintoma.

Veja também: Xô, corpo ruim! 3 chás poderosos para combater gripes e resfriados

Por que o nariz fica entupido à noite

Não é impressão sua, o nariz entupido é mais frequente durante a noite. Isso acontece por dois motivos principais:

1 – O corpo humano produz mais cortisol durante o dia, um hormônio que também tem efeito anti-inflamatório. À noite, o pico desse elemento cai e o nariz volta a ficar “trancado”.

2 – As noites são mais frias e secas, o que faz as vias áreas ficarem contraídas e piorar o problema de rinites e sinusites.

Receitas caseiras para acabar com o nariz entupido

Primeiramente, é preciso entender que a congestão ocorre em decorrência de uma inflamação. Os vasos das vias aéreas se inflamam e dificultam a respiração além de aumentar a produção de muco.

No caso das alergias, o processo é similar, porém o muco pode ser produzido para eliminar o agente causador. Seja qual for o motivo, a coriza oriunda de gripes, rinites e sinusites é bastante chata e incômoda. Ela pode provocar a inflamação das fossas nasais e provocar dores nos olhos e na cabeça.

Geralmente, o paciente é aconselhado a tomar um antialérgico ou usar alguma solução descongestionante. Em casos mais graves de inflamação, a pessoa pode ter que usar broncodilatadores para conseguir respirar. São as famosas bombinhas usadas por quem sofre de asmas e bronquites.

Como descongestionar o nariz em casa, sem remédios

Algumas soluções caseiras podem aliviar ou até resolver de vez o problema do nariz entupido. São elas:

1 – Deitar-se inclinado

Se estiver com o nariz congestionado e for se deitar, utilize algum travesseiro ou almofada para deixar a cabeça inclinada para cima. Isso ajuda o muco a não se acumular na faringe ou no nariz.

2 – Lavagem com soro fisiológico

Deve ser realizada com cautela e sem exageros. Lavar o nariz com soro fisiológico acalma as mucosas e traz alívio imediato. Basta utilizar uma seringa ou alguma bisnaga que consiga espirrar o líquido dentro da narina. Tampe a narina oposta e deixe a água escorrer para fora. Repita o processo por até três vezes.

3 – Vaporização

Ferva água com uma pitada de sal em uma panela e respire o vapor por 20 minutos. Coloque uma toalha na cabeça para canalizar o vapor diretamente para o nariz.

4 – Banho quente

Tome um banho quente para respirar o vapor de água e umidificar as narinas.

5 – Beba bastante água

Tomar bastante água ajuda a eliminar o muco de modo mais fácil. O ideal é ingerir cerca de 0,35 ml de água para cada kg que possui. Ou seja, uma pessoa com 100 kg precisa tomar 3,5 litros de água por dia.

6 – Banho de mar e de sol

Tome sol para aliviar o sintoma. Entrar na água salgada ajuda a descongestionar o nariz.

7 – Procura um médico

Se os sintomas persistirem ou se agravarem, procure um médico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário