scorecardresearch ghost pixel



7 dicas para vencer a tentação do celular e ser produtivo no home office

Trabalhar em casa já é um desafio por si só, mas quando o celular está ao alcance das mãos, a distração pode se tornar quase irresistível.



Se você já se pegou olhando para o celular durante o home office, provavelmente não está sozinho nessa situação. Afinal, quem consegue resistir à tentação das redes sociais, dos joguinhos e das notificações constantes? Trabalhar em casa já é um desafio por si só, mas quando o celular está ao alcance das mãos, a distração pode se tornar quase irresistível.

Leia mais: Cápsulas de soneca: o segredo japonês para mais produtividade no trabalho

Mas não se preocupe, não estamos aqui para apontar o dedo e dizer para você largar o smartphone de vez. Na verdade, vamos te dar algumas dicas bem práticas para controlar essa vontade de olhar para a tela a todo momento e, assim, aumentar a sua produtividade no home office. Afinal, quem não quer ser mais eficiente no trabalho e ainda ter tempo para outras atividades?

7 dicas para vencer as armadilhas do celular

1. Desconecte das redes sociais

Você já parou para pensar quantas vezes por dia checa as redes sociais sem nem perceber? Desconectar-se desses aplicativos pode ser um grande passo para se concentrar melhor no trabalho. Experimente se deslogar das suas contas ou até mesmo desinstalar os apps que mais te distraem. Assim, você não fica constantemente bombardeado por notificações.

2. Ative o modo foco

Sabia que seu celular pode ser um aliado na luta contra as distrações? Tanto no Android quanto no iPhone, você pode ativar o modo foco, que bloqueia notificações de apps por um tempo determinado. Isso vai te ajudar a se manter concentrado nas tarefas importantes sem ser interrompido a todo momento.

3. Gerencie suas notificações

Aquelas notificações que piscam na tela do celular podem ser um verdadeiro vilão da produtividade. Que tal selecionar apenas os aplicativos mais essenciais para te enviar alertas? Assim, você não vai ser distraído por qualquer coisa que apareça na tela.

4. Estabeleça limites de tempo

Definir limites de tempo para o uso de aplicativos também é uma ótima estratégia. Afinal, quanto tempo você realmente precisa gastar navegando pelo Instagram ou checando e-mails? Estabeleça limites e, quando o tempo acabar, o celular te avisa para você voltar ao trabalho.

5. Diga adeus às inscrições inúteis

Sabe aqueles e-mails de promoções e newsletters que você nem lê? Eles não só ocupam espaço na sua caixa de entrada, mas também podem te distrair quando você deveria estar focado no trabalho. Cancelar essas inscrições pode ser libertador e te ajudar a manter o foco.

6. Use aplicativos de foco

A tecnologia também pode ser sua aliada na busca pela produtividade. Aplicativos como o Freedom e o Toggl podem te ajudar a controlar o tempo que você gasta em cada app, te dando insights valiosos sobre onde você pode melhorar.

7. Plante uma árvore de foco

Se você é daqueles que se motiva com recompensas, o aplicativo Forest pode ser perfeito para você. Nele, você planta uma árvore virtual e ela cresce à medida que você se mantém focado. Se sair do app antes do tempo, a árvore morre. Uma experiência gamificada que pode te ajudar a manter o celular de lado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário