scorecardresearch ghost pixel



Fim anunciado? Domino’s anuncia que fechará 142 lojas; entenda o motivo

Devido a dificuldades encontradas para continuar no país, a Domino's anunciou nesta semana que irá fechar todas as suas 142 lojas.



A Domino’s Pizza anunciou recentemente uma medida que irá deixar diversos clientes na mão. De acordo coma empresa, ela está fechando todas as suas unidades na Rússia, sendo uma das primeiras grandes redes de fast-food ocidentais a deixarem o país. Além dela, o McDonald’s e a Starbucks também já fecharam suas portas no país.

Leia também: ‘Obrigada pelo apoio’: sem avisar, famosa rede de restaurantes fecha as portas

De acordo com um anúncio feito pela DP Euraia, empresa que possui os direitos de franquia da Domino’s na Rússia, Turquia, Azerbaijão e Geórgia, um pedido de falência da unidade russa será feito. Com isso, a empresa destaca ainda as dificuldades que as empresas ocidentais que permaneceram na Rússia após o início da guerra na Ucrânia estão vivendo.

Governo dificulta operações locais de empresas ocidentais

O Kremlin decidiu tornar mais difícil e mais cara a permanência de empresas ocidentais no país. Em algumas situações, o governo chegou a assumir o controle dos ativos locais das empresas, como fez com a francesa de iogurtes Danone e com a cervejaria dinamarquesa Carlsberg.

“Com o ambiente cada vez mais desafiador, a holding da DPRússia é obrigada a dar esse passo, o que acarretará no término do processo de venda da DPRússia e, inevitavelmente, a presença do grupo no país”, afirmou a DP Eurasia no comunicado emitido.

Além disso, a empresa ainda afirmou que é muito cedo para conseguir mensurar o impacto financeiro de uma possível insolvência. Atualmente, a Domino’s era a terceira maior entregadora de pizzas na Rússia, contando com 142 lojas no país. Em dezembro, a DP Eurasia afirmou que negociações para uma possível venda estavam em andamento.

Empresas estrangeiras estão sendo substituídas

Com as negociações, é possível que as pizzarias continuem operando na Rússia sob uma nova marca. Foi isso que aconteceu com a Starbucks e com o McDonald’s no país, tendo sido adquiridos por marcas locais. Assim, os estabelecimentos continuaram a funcionar, porém, renomeadas e sob nova direção após as empresas saírem do país.

Desse modo, a Starbucks se tornou Star Coffee e o McDonald’s virou “Vkusno & tochka”, que significa “saboroso e ponto” em tradução livre. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, mais de mil empresas estrangeiras deixaram a Rússia ou suspenderam suas operações no país desde a invasão na Ucrânia.

Por fim, outras 378 empresas estrangeiras continuam fazendo negócios com a Rússia. No entanto, metade delas suspendeu novos investimentos e reduziu suas operações no país.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário