scorecardresearch ghost pixel



Redes de fast food estão tirando o tomate de seus menus na Índia e ESTE é o motivo

Não é mais um caso isolado: diversas redes de fast food na Índia estão tirando o tomate do menu. Entenda a crise local.



Os indianos estão vendo uma verdadeira retirada de tomates nos cardápios de redes de fast food no país, com o Burger King sendo a mais recente vítima dos crescentes preços desse alimento básico na culinária.

Leia também: Crise: Subway deixa de servir tomates nos lanches após alimento subir 400%

Nos últimos meses, o custo dos tomates no país aumentou mais de 400% devido a interrupções nas colheitas após ondas de calor e chuvas intensas. O McDonald’s já havia anunciado a remoção temporária dos tomates de seus hambúrgueres em muitas de suas unidades no país, citando problemas de qualidade e escassez de suprimentos.

Agora, o Burger King também informou que está “incapaz de adicionar tomates” em suas lojas indianas. A empresa afirmou que os tomates serão reintegrados em breve, justificando a atual ausência como resultado das condições imprevisíveis na qualidade e oferta das colheitas. Contudo, não foi esclarecido se essa medida se aplica a todas as suas lojas ou apenas a algumas.

A decisão do Burger King ocorre em meio ao aumento da inflação na Índia, levando o banco central do país a revisar sua previsão para o ano financeiro atual, destacando o aumento dos preços de alimentos específicos.

Inflação causa adaptação nos menus das redes de fast food

Outras redes também estão sendo afetadas e o problema já não é só o tomate. A Subway, por exemplo, anunciou que cobrará 30 rúpias adicionais por uma fatia de queijo na maioria dos sanduíches de suas lojas indianas.

Os preços elevados do tomate, que subiram mais de 400% nos últimos meses, estão ligados às quebras de safra resultantes de condições climáticas extremas. Especialistas apontam que apenas algumas regiões no sul da Índia são propícias para o cultivo de tomates durante os meses de verão, e problemas climáticos nessas áreas têm impacto nacional no fornecimento de tomates frescos.

A elevada precipitação e ondas de calor sem precedentes deste verão destacam como a Índia, sendo o país mais populoso do mundo, está vulnerável aos impactos da crise climática. A onipresença dos tomates na culinária indiana contrasta com a realidade atual, em que os preços elevados colocam esse ingrediente essencial fora do alcance de muitos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário