Honda em pânico? Sedã que era sucesso hoje vende 5 unidades no mês

Após viver anos de glória e sendo o líder de vendas da categoria, esse modelo está prestes a cair no esquecimento dos brasileiros.



Um dos modelos de carro que mais fez sucesso no Brasil nos últimos 20 anos não conseguiu atingir um nível satisfatório de vendas nos últimos meses. De acordo com um levantamento realizado, as vendas acumuladas do Honda Civic não conseguiram chegar nem a uma dezena nos últimos dois meses.

Veja também: Teto solar e preço ‘popular’: conheça o HR-V Elevate, novo SUV da Honda.

Lançado no Brasil em 1992, o Honda Civic chegou em terras brasileiras em sua quinta geração, sendo também o responsável por inaugurar a linha de produção de automóveis da Honda no país, em 1997. Desde então, o Civic disputava pela liderança de vendas no segmento de sedãs médios com o Toyota Corolla, outro queridinho dos brasileiros.

Em seu auge, o Honda Civic chegou a vender 60.966 unidades em 2013, contra somente 54.102 do Corolla. Contudo, o cenário foi extremamente modificado desde o início dessa década, com um volume mensal de 1,5 mil unidades vendidas mensalmente. Com isso, a montadora tomou a decisão de tirá-lo de linha de produção no Brasil no final de 2021.

Modelo volta em nova versão híbrida, mas sem sucesso

Em 2022, o modelo foi relançado no mercado nacional em sua versão híbrida, tendo 1.966 unidades emplacadas. Em contrapartida, o Corolla se posicionou como líder da categoria, emplacando 42.887 no mesmo ano. Assim, um dos principais problemas que o Civic encontrou foi o seu preço: R$ 244.900, contra os R$ 180.990 do Toyota Corolla Hybrid.

A situação ficou ainda pior para a Honda neste ano. De janeiro a maio, foram emplacadas somente 315 unidades do Civic. Já nos últimos dois meses, essa média caiu drasticamente, sendo que somente cinco carros foram vendidos em junho e quatro em julho. Atualmente, o Honda Civic fica atrás de modelos importados, como o Audi A3 Sedan, com uma média de 100 unidades mensais.

Sedã líder de vendas chega ao declínio e vende 5 unidades por mês
Sedã líder de vendas chega ao declínio e vende 5 unidades por mês (Imagem: Divulgação/Honda)

Mesmo com novidades, modelo pode sumir do mercado

Atualmente em sua 11ª geração, o sedã da Honda chega ao Brasil importado da Tailândia, com suas dimensões aumentadas e seu interior renovado. No quesito segurança, o modelo surpreende por contar com 8 airbags, dois frontais, dois de cortina e quatro laterais.

Ademais, o modelo possui o pacote Honda Sensing, que conta com diversos itens de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Contudo, seu principal destaque vai para o sistema híbrido e:HEV, que combina um motor 2.0 a gasolina de 143 cv e 19,1 kgfm de torque, e um motor elétrico de 184 cv e 32,1 kfgm de torque.

Há também um segundo motor elétrico, que atua principalmente como gerador de energia para a bateria de tração. No entanto, mesmo com diversas qualidades e um sistema tecnológico surpreendente, o modelo não conseguiu cair nas graças do motorista brasileiro. Assim, a previsão é de que, caso as vendas não melhorem, ele possa desaparecer por aqui.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário