scorecardresearch ghost pixel



Pare de matar as aranhas em casa, elas estão do seu lado; veja por quê

Algumas aranhas podem despertar medo e até pavor nas pessoas. Porém, ter esses animais em sua casa pode ser muito bom; entenda o porquê disso.



Todas as residências no Brasil e no mundo convivem com alguns pequenos animais adaptados aos seres humanos. É o caso das aranhas, que encontram facilmente um canto para morar em alguns cômodos da sua casa.

Veja também: Conheça os insetos importantes para sua produção na lavoura

Uma pesquisa realizada em casas dos Estados Unidos da América revelou que elas se adaptaram aos centros urbanos. Ou seja, não é apenas coincidência elas aparecerem em sua casa. Para ser mais preciso, elas procuram o ambiente propositalmente.

Primeiro impulso é matar as aranhas

Quando elas são pequenas, acabam passando despercebidas, mas se aparece uma aranha maior o primeiro impulso está em matá-la. No entanto, saiba que pode ser um grande erro tomar essa atitude contra as aranhas.

A ocorrência de aracnídeos na cidade é tão grande que algumas espécies são consideradas urbanas ou residenciais. É normal que pessoas desavisadas sobres os benefícios das aranhas acabam matando e eliminando todas as que surgem pela frente. Contudo, após ler esse texto, você certamente pensará duas vezes antes de matar um aracnídeo da sua casa.

Aranhas são beneficiais para os moradores

Primeiramente, vale dizer que existem espécies de aranha que podem, sim, representar riscos. A aranha armadeira, por exemplo, deve ser capturada pelas autoridades e devolvida à natureza. Isso ocorre pelo seu tamanho, potência do veneno e agressividade.

Por outro lado, existem aranhas pequenas conhecidas como “papa-mosca” que são inofensivas para os seres humanos. Ainda que a aranha marrom seja uma das mais venenosas, ela não costuma ser agressiva. Talvez por isso seja tão comum encontrar aranha marrom dentro de casa. Fato é que todas as aranhas têm veneno, mas poucas devem ser encaradas com receio.

Afinal, além do baixo risco que a esmagadora maioria delas oferece, as aranhas são parceiras incríveis para o lar. Elas são exímias caçadoras e atacam justamente pequenos insetos prejudiciais para o ser humano.

Ajuda quase oculta no dia a dia

As menores aranhas adoram pegar moscas e mosquitos em suas teias. Assim, elas acabam eliminando alguns bichos como pernilongos, que transmitem doenças (dengue, febre-amarela, etc.).

Em outras palavras, ter esses animais habitando seu lar pode ajudar a evitar um mal maior. Inclusive, existem aquelas que caçam outras aranhas mais nocivas aos seres humanos. Quer um efeito melhor do que esse? Pois bem, pare de matar as aranhas da sua casa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário