A Subway informou na última quinta-feira (24) que fechou um acordo de venda com a Roark Capital, uma empresa de investimentos americana. Após uma procura de mais de seis meses por um comprador, a rede de restaurantes fast food encerrou uma disputa que envolvia vários concorrentes.
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A venda encerra quase seis décadas de operação como uma empresa familiar. Segundo a companhia, a transição é um marco em sua “jornada de transformação de vários anos, combinando a presença global e a força da marca Subway com a profunda experiência da Roark em modelos de negócios de restaurantes e franquias.”
Para o CEO da rede de restaurantes, John Chidsey, a compra reflete “o potencial de crescimento de longo prazo” da empresa, que está comprometida em “continuar a focar em uma abordagem ganha-ganha-ganha para nossos franqueados, nossos hóspedes e nossos funcionários”
Termos do acordo
Segundo informações do Wall Street Journal, a private equity comprou a Subway por cerca de US$ 9,55 bilhões (R$ 46,5 bilhões). Também estão previstas condições de pagamento conhecidas como earn-out, que adiam o repasse de parte do valor do contrato, afirmam fontes ligadas ao assunto.
A rede precisará atingir certos marcos de fluxo de caixa durante um determinado período para que o preço total seja pago. Sem o earn-out, o valor do negócio chega a US$ 8,95 bilhões (R$ 43,6 bilhões), ainda segundo as mesmas fontes.
A conclusão do acordo está sujeita a “aprovações regulatórias e condições habituais de fechamento”, disse a Subway. A Roark já detém investimentos em várias redes de restaurantes amplamente conhecidas, como Auntie Anne’s, Buffalo Wild Wings, Carvel e Sonic.