scorecardresearch ghost pixel



Brigadeiro SEM leite condensado: receita saudável para comer sem culpa

Aprenda a fazer brigadeiro sem leite condensado. Uma receita fácil, rápida e saudável. Veja o passo a passo e as dicas para variar o sabor. Confira!



O consumo de brigadeiro é uma tradição popular no Brasil. Brigadeiro é um doce típico feito com ingredientes simples, como leite condensado, chocolate em pó, manteiga e granulado.

Veja também: De bolinho à farofa: 7 jeitos inacreditáveis de reaproveitar cascas de melancia

Nesse sentido, ele é preparado cozinhando os ingredientes até obter uma consistência cremosa, depois é moldado em pequenas bolinhas e passado no granulado.

O brigadeiro é frequentemente servido em festas de aniversário, casamentos e outros eventos especiais, mas também é apreciado em momentos cotidianos. Mas você já imaginou um brigadeiro de colher caseiro sem leite condensado para comer à vontade e sem culpa? Veja a seguir a receita:

Brigadeiro sem leite condensado: ingredientes

Para essa receita, será necessário apenas quatro ingredientes: leite líquido, chocolate em pó, margarina e açúcar. O resultado é um brigadeiro cremoso, saboroso e bem mais saudável do que o feito com leite condensado.

Além disso, é possível comer de colher ou enrolar em bolinhas e passar no granulado. Também pode usar como recheio ou cobertura de bolos e tortas.

Passo a passo da receita: modo de preparo

  • Em uma panela de fundo grosso, coloque a margarina, o chocolate em pó e o açúcar. Misture bem os ingredientes com uma espátula ou colher de pau e leve ao fogo médio.
  • Adicione o leite e mexa sem parar até engrossar e começar a soltar do fundo da panela.
  • Como essa receita não leva leite condensado, ela demora um pouco mais para ficar no ponto certo, por isso tenha paciência e não aumente o fogo, pois pode queimar o seu brigadeiro.
  • Após pronto, desligue o fogo e deixe o brigadeiro esfriar um pouco antes de consumir ou enrolar.

Dicas para deixar o brigadeiro ainda mais gostoso

  • O chocolate em pó é o mais recomendado para essa receita, pois tem mais cacau e menos açúcar do que o achocolatado. Mas se você só tiver achocolatado em casa, pode usar também, só diminua a quantidade de açúcar para não ficar muito doce.
  • Agora se você preferir um brigadeiro mais amargo, use cacau em pó 100%, que não tem adição de açúcar. Mas cuidado para não exagerar na quantidade, pois ele é bem forte e pode deixar o seu brigadeiro muito amargo.
  • Por fim, também é possível variar o sabor do seu brigadeiro sem leite condensado usando outros ingredientes, como coco ralado, nozes picadas, castanhas trituradas, café solúvel, canela em pó, extrato de baunilha, etc. Use a sua criatividade e faça brigadeiros diferentes e deliciosos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário