NOTÍCIA boa no feriado: 16 carnes estão mais baratas para fazer churrasco

Churrasco no feriado: saiba como a carne bovina está mais barata do que nunca e aproveite para comprar os melhores cortes. Leia mais!



Se você estava pensando em fazer um churrasco no feriado de 7 de setembro, temos uma boa notícia para você: a carne bovina está com o preço mais baixo dos últimos cinco anos.

Veja também: O jeito CERTO de congelar carne: muita gente faz errado sem saber

Então, isso significa que você pode aproveitar para comprar os melhores cortes e preparar aquela picanha suculenta, aquele filé mignon macio ou aquela alcatra saborosa sem gastar muito.

Por que a carne bovina está mais barata?

A resposta é simples: a produção de carne no Brasil aumentou, o que fez com que a oferta superasse a demanda. Com isso, os preços caíram e ficaram mais acessíveis para o consumidor.

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o consumo de carne bovina por pessoa chegou a 30,4 quilos em 2023, um crescimento de 8,1% em relação a 2022. Esse aumento do consumo foi impulsionado pela queda dos preços, a maior desde 2018.

O hábito de comer churrasco no Brasil

O churrasco é uma das paixões nacionais do Brasil, um hábito que reúne família e amigos em torno de uma boa carne assada na brasa. A partir disso, o churrasco brasileiro tem origem na cultura gaúcha, que se espalhou pelo país com a migração dos tropeiros que levavam o gado pelo interior.

Dessa maneira, cada região do Brasil tem suas peculiaridades e preferências na hora de preparar e servir o churrasco, mas algumas características são comuns a todas elas: o uso do sal como tempero principal, a variedade de cortes bovinos, suínos, aves e até frutos-do-mar, e os acompanhamentos típicos como arroz, farofa, vinagrete e maionese.

Quanto custa cada corte de carne bovina?

Para você ter uma ideia de como os preços da carne bovina estão em baixa, confira a lista dos cortes que mais tiveram redução nos sete primeiros meses do ano, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas):

  1. Alcatra: -11,50%;
  2. Filé-mignon: -10,17%;
  3. Contrafilé: -10,17%;
  4. Acém: -8,49%;
  5. Carnes em geral: -7,90%;
  6. Lagarto redondo: -7,90%;
  7. Picanha: -7,88%;
  8. Costela: -7,44%;
  9. Pá: -8,22%;
  10. Peito: -7,74%;
  11. Fígado: -7,72%;
  12. Patinho: -7,63%;
  13. Lagarto comum: -6,08%;
  14. Capa de filé: -6,96%;
  15. Músculo: -5,85%;
  16. Cupim: -3,44%.

Portanto, há opções para todos os gostos e bolsos. Então, não perca tempo e aproveite essa oportunidade para fazer um churrasco delicioso no feriado. E não se esqueça de convidar os amigos e a família para compartilhar esse momento especial.




Voltar ao topo

Deixe um comentário