scorecardresearch ghost pixel



Alô, motorista: esse novo sistema automático de multas promete prejuízos

Caso o texto seja aprovado pelo Senatran, os veículos do sistema poderão multar automaticamente os motoristas infratores. Entenda!



Talvez você já tenha se deparado com os novos veículos utilizados pela CET para identificar os motoristas que estão parados de forma irregular nas ruas; no entanto, o que você pode ainda não saber é que esses carros fazem parte de um novo sistema de multas e poderão registrar infrações em breve!

Leia mais: Após nova lei, R$ 880 em multa são cobrados dos motoristas; saiba evitar

Mesmo que os carros já estejam em circulação há um tempo, eles ainda não têm autonomia para aplicar infrações aos motoristas estacionados irregularmente nas vagas da zona azul. Essa medida está prestes a mudar. Atualmente, os veículos apenas identificam as ações irregulares, comunicando os agentes responsáveis pela penalização.

Com a autorização de aplicações de multas pelos meios automáticos instalados nos veículos da CET, as fiscalizações tecnológicas por câmeras móveis, assim como fixas, estarão disponíveis para a companhia.

Sistema irá multar de forma independente

Caso a medida seja regulamentada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), os novos veículos de fiscalização terão autonomia para multar os motoristas infratores de forma automática, sem precisar de auxílio humano. Para isso, a aplicação será feita por meio do sistema de câmeras e GPS implementados nos veículos.

Em resumo, já não será mais necessário entrar em contato com os agentes de trânsito responsáveis pelas penalidades. Isso, porque a tecnologia irá agir a favor do estado e dos órgãos. O texto da mudança já foi encaminhado para a consulta pública e só passará a valer após essa validação.

Por fim, além dos CETs, os semáforos inteligentes já estão sendo adotados na cidade de São Paulo. Os equipamentos são gerenciados de forma remota, não sofrendo intervenções humanas ou de fenômenos da natureza.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário