O Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de frango do mundo. Isso reflete, inclusive, na presença desta proteína na mesa do brasileiro. Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam que, só no ano passado, foram produzidas 14,5 milhões de toneladas. Os principais destinos de exportação brasileira foram os Estados Unidos, China, União Europeia e Rússia.
Leia mais: Alerta na cozinha: 4 sinais de perigo no frango que você não pode ignorar
Já olhando para o mercado interno, o brasileiro consome, em média, 45,2 quilos da carne branca de frango todos os anos. Apesar da popularidade da proteína, ainda surgem muitos mitos sobre esse alimento. Algumas pessoas afirmam que ele ajuda no processo de emagrecimento, outros dizem que a sua produção envolve hormônios e que os antibióticos dados às galinhas são prejudiciais aos seres humanos.
Mitos e verdades sobre o frango
Portanto, chegou a hora de descobrir o que é falácia e quais afirmações são verdadeiras sobre o consumo e produção de carne de frango, uma das proteínas favoritas do brasileiro.
- A galinha tem mais de um coração?
MITO. A brincadeira é comum nos churrascos, uma vez que cada espeto tem dezenas de corações de frango. Isso é possível porque, segundo a ABPA, toda a produção de coração de frango é destinada ao mercado interno. Só em 2022, 5,6 bilhões de frangos foram abatidos. Na prática, esse número corresponde a cerca de 26 coraçõezinhos de frango por pessoa em um ano.
- Frango tem hormônio?
MITO. Apesar de ser um assunto muito difundido, este é um dos mitos mais comuns envolvendo o animal. Isso, porque muitas pessoas se questionam como os aves se desenvolvem de forma tão rápida. Na verdade, a resposta está na seleção genética, sanidade e nutrição destes animais.
Também é importante lembrar, por exemplo, que a legislação brasileira proíbe a adição de hormônios em alimentos para animais, segundo Decreto nº 76.986/1976 e a Instrução Normativa nº 17/2004, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
- Carne de frango faz bem para a saúde?
VERDADE. A sua carne é rica em vitaminas, incluindo a B3, que é importante para a melhora dos índices do HDL (colesterol bom) no organismo. Além disso, as suas proteínas auxiliam na formação de material genético e no desenvolvimento dos músculos.
- Frango caipira é mais saudável?
MITO. Estudos da ABPA apontam que não há diferença nutricional entre o caipira e o de corte, portanto, há apenas uma diferença de sabor, não de qualidade.
- Aplicação de antibióticos no frango é motivo de preocupação?
VERDADE. Na prática, o uso de antibióticos, mesmo que em doses pequenas, tem sido alvo de questionamentos, uma vez que há o risco crescente de resistência bacteriana. Nesse sentido, países – como a França – já proíbem a importação de carnes de animais tratados com este tipo de medicamento. Por fim, certas soluções, como biossegurança, probióticos, óleos essenciais, prebióticos imuno-modulares e ácidos orgânicos, são algumas das apostas para reduzir a necessidade de antibióticos na avicultura.