Todo mundo conhece a sensação: aquela vontade de atacar um fast-food quando o cansaço bate ou a preguiça de preparar uma refeição após um dia exaustivo se faz presente. Não é à toa que o delivery vira o nosso melhor amigo em dias assim, não é mesmo? Entretanto, quando se trata de querer emagrecer, esses impulsos (ou hábitos) alimentares tornam tudo mais desafiador.
Leia mais: Boa para tudo: vejas razões surpreendentes para incluir mais aveia na dieta
Por isso, o nutricionista Bruno Rua ressaltou a importância dos nossos hábitos diários em nossa saúde: “Nosso corpo é resultado de nossos hábitos. Uma refeição ou um alimento, isoladamente, não farão você engordar ou emagrecer. Mas quando a exceção se torna regra, você se afasta de seus objetivos, e a dieta não funciona”.
Mas não desanime!
Ele também ofereceu soluções práticas para quem deseja manter uma alimentação equilibrada. Vamos a elas?
Confira 5 dicas que vão te ajudar a emagrecer
Explore o universo dos vegetais: já pensou em trocar o arroz tradicional pelo de couve-flor? Ou que tal substituir aquele espaguete pelo macarrão de abobrinha? Não só são opções deliciosas como também cortam uma boa parte das calorias da sua refeição.
Legumes sempre à mão: se a ideia é não cair na tentação, tenha sempre legumes pré-cozidos no congelador, assim, mesmo nos dias de maior preguiça, você terá uma opção saudável e rápida à disposição.
A maravilha do queijo cottage: com baixas calorias e rico em proteínas, o queijo cottage é o aliado perfeito para a sua dieta. O seu sabor neutro combina com saladas, pastas, sopas e até sobremesas. Experimente!
A versatilidade do iogurte: você sabia que os iogurtes grego e naturais podem substituir o creme de leite em diversas receitas? Essa troca, além de reduzir calorias e gorduras, ainda adicionam um toque proteico às suas refeições.
O charme dos assados: quem disse que dieta é sinônimo de comida sem graça? Experimente assar a sua refeição – sejam carnes ou legumes. Os assados, além de deliciosos, usam menos óleo no preparo e sujam bem menos a cozinha.
A chave da perda de peso está no equilíbrio e na constância. Mantenha-se fiel à sua dieta, mas sem esquecer de se permitir pequenos prazeres. Sempre que puder, busque alternativas práticas e saborosas que facilitam a jornada.