O Android é um sistema operacional que permite personalizar e otimizar o seu celular, seguindo suas principais necessidades. Nesse caso, existem configurações que aumentam a eficiência do celular a longo prazo.
Veja também: Você não vai com a minha cara? Veja 5 sinais de que alguém te detesta
Além de ajustar o brilho da tela e desativar notificações desnecessárias, é possível mencionar outras alternativas. Ou seja, não deixe de implementar mudanças que aumentam a capacidade do aparelho e até elevam sua durabilidade.
5 configurações e práticas que potencializa o sistema Android
- Atualizar o sistema operacional
A princípio, atualizar o sistema operacional é uma forma de mantê-lo seguro, rápido e atualizado. Afinal, as modificações resultam em melhorias, correções de bugs, novas funcionalidades e compatibilidade com os aplicativos mais recentes. Logo, procure a opção ‘’Sistema’’ e depois “Atualização do sistema’’.
- Descobrir novos modelos de launcher
Em segundo lugar, outra maneira de mudar a aparência e a funcionalidade da tela inicial é o download de launchers. Desse modo, os apps garantem a modificação do layout: Smart Launcher, Microsoft Launcher e Nova Launcher na Play Store.
- Manter a película e a capa limpas
Quanto às películas de vidro e capinhas, crie o hábito de limpá-las usando um produto específico. Esses mecanismos são essenciais ao reduzir o impacto em quedas, entrada de poeira e demais danos. Dito isso, não esqueça de trocar as proteções frequentemente, visando reduzir os prejuízos na manutenção.
- Liberar espaço de armazenamento
A limpeza de memória é fundamental, pois melhora significativamente a velocidade do celular. Portanto, as vantagens costumam ser instantâneas, ao deletar aplicações desnecessárias, vídeos e arquivos que ocupam muito espaço.
- Não deixar carregar completamente
Por último, interromper o carregamento antes da carga total é uma dica que prolonga a vida útil da bateria do seu celular. Então, os íons de lítio que compõem as baterias se degradam abaixo de 20% de bateria e acima de 80%. Sendo assim, procure colocar o smartphone na tomada respeitando esse intervalo.