TV com mais qualidade: saiba como solicitar o kit de antena digital do governo

Famílias de baixa renda de todo o Brasil podem receber gratuitamente o kit de antena parabólica digital. Veja como pedir o seu.



A chegada do 5G no Brasil tem obrigado os cidadãos a abandonarem a antena parabólica comum. O motivo é que o sinal da nova geração de internet interfere na transmissão e pode prejudicar a qualidade do sinal de TV, já que eles operam na mesma faixa, a banda C.

Leia mais: Aluguel de iPhone pelo PicPay: tudo que você precisa saber sobre o serviço

Para evitar prejuízos à qualidade da transmissão, a recomendação para as famílias que ainda usam antenas parabólicas tradicionais é substituir o equipamento por uma versão digital. O processo evita que elas percebam chiados, ruídos e quedas no sinal enquanto estão assistindo televisão.

Kit antena gratuito

O kit com todos os dispositivos necessários (antena digital, receptor e cabos) pode ser encontrado em lojas físicas e pela internet, mas o governo federal realiza sua distribuição gratuita para a população. Todas as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar o aparelho de graça.

Além disso, os cidadãos de baixa renda ganham a instalação gratuita da antena digital, em data e horário a serem agendados no momento do cadastro.

A troca deve ser feita por todas as famílias que possuem a parabólica convencional, especialmente as que vivem em cidades onde o 5G já está ativo. Equipamentos com formato “espinha de peixe” e antenas internas podem ser mantidos sem prejuízo. A nova parabólica digital é menor e vem com uma chapa em formato de círculo.

Como solicitar o kit

Quem está com os dados atualizados no CadÚnico e deseja solicitar a instalação do kit antena digital deve realizar o agendamento pelo site da Siga Antenado ou telefone 0800 729 2404. A iniciativa é da organização sem fins lucrativos Siga Antenado, acompanhada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério das Comunicações.

Já aqueles que não são elegíveis para receber o equipamento gratuito podem comprá-lo em lojas de material de construção ou produtos de tecnologia. A nova parabólica pode ser encontrada a partir de R$ 90, mas chega a ser vendida por R$ 310, então vale a pena pesquisar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário