scorecardresearch ghost pixel



Crédito para micro e pequenas empresas: governo confirma linha de R$ 30 bilhões

Nova linha de crédito do governo será lançada por meio de parceria entre Sebrae, Finep e instituições financeiras.



O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte anunciou a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para micro e pequenas empresas a partir de 2024. O projeto terá duração de três anos e visa atender às demandas da categoria.

Leia mais: Como contratar o novo empréstimo Nubank com a 1ª parcela para março?

A execução ficará a cargo do Sebrae em parceria com a Agência Pública de Inovação (Finep), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). As instituições financeiras vão emprestar o dinheiro e fixar as taxas de juros.

O presidente da instituição, Décio Lima, disse em entrevista que o montante equivale a 28 anos de crédito oferecido pelo Sebrae.

“Nós estamos estabelecendo situações específicas, como dar inovação ao fundo garantidor, que fizemos junto com a Finep, outro com o BNDES, que também entra conosco para construir este programa. Ou seja, é uma sinergia de órgãos que nós lideramos para poder oferecer um grande programa para o setor da micro e pequena empresa do Brasil, a partir de janeiro”, antecipou o executivo.

A assessoria de imprensa do Sebrae informou ainda que o “o assunto ainda está em construção” e o crédito será oferecido a partir de janeiro. Os detalhes sobre o funcionamento da linha e quem pode ter acesso a ela deverão ser explicados durante o lançamento.

Demandas do setor

Durante o anúncio da novidade, o ministro Márcio França afirmou estar atento às demandas dos microempreendedores individuais (MEIs), como a ampliação do limite de faturamento da categoria. “O governo está inteirado sobre as demandas do setor e vem trabalhando para se antecipar às mudanças que virão com a aprovação da Reforma Tributária”, disse.

A pasta também destacou que a alta taxa de inadimplência dos microempresários é uma das razões para o possível lançamento de uma versão do Desenrola Brasil para o grupo. Cerca de 41,41% dos donos de microempresas possuem dívidas atualmente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário