A air fryer se tornou uma peça coringa no dia a dia de muitas famílias. Quem diria que assar preparos sem a necessidade de óleo seria uma das práticas mais utilizadas pelas pessoas. Além de ser mais saudável, o eletrodoméstico ajuda a fazer menos bagunça na cozinha.
Leia mais: Não precisa de óleo: 7 truques para deixar carnes macias na air fryer
Mas mesmo com tamanha praticidade, não se pode ir colocando tudo o que ver pela frente na fritadeira elétrica. Existem alimentos que não se dão bem com a air fryer. Eles podem perder seu poder nutricional, perder textura ou perder totalmente o sabor.
Por que ter uma air fryer?
A air fryer funciona como uma panela elétrica que cozinha alimentos por meio de ar quente circulante. Dessa forma, os preparos costumam ficar crocantes por fora e macios por dentro, sem necessidade de óleo.
Confira a seguir cinco vantagens em usar a air fryer:
- Cozinha alimentos de maneira uniforme, evitante que eles fiquem mal cozidos ou torrados demais.
- Fácil de limpar, principalmente pela bandeja removível, que pode ser lavada na pia.
- Prepara alimentos de maneira saudável, com menos ou nenhum óleo.
- Poupa tempo, pois, como o ar quente circula muito rápido, os alimentos cozinham mais rápido que no forno tradicional.
- É versátil, pois ela pode ser usada no preparo de diferentes alimentos, desde frango, peixes, legumes e até doces.
3 alimentos que não devem ir na air fryer
Se está pensando que dá para fazer de tudo na fritadeira elétrica, saiba que existem alguns alimentos proibidos na air fryer:
- Couve
Quer fazer aqueles chips de couve crocantes. Não use a air fryer. Isso porque a circulação de ar quente faz as folhas de couve e espinafre, por exemplo, voarem dentro da fritadeira. Neste caso, é melhor utilizar o forno tradicional.
- Queijo
Se quer um queijo crocante nos preparos, a dica é fugir da air fryer, pois ela não é como uma frigideira convencional, capaz de formar uma crosta externa no queijo. Se colocá-lo lá, ele só ficará pegajoso.
- Bacon
A dica é não colocar bacon na air fryer. O preparo até dá certo, no entanto, como o banco é muito gorduroso, pode escorrer gordura e provocar fumaça. Além disso, fica um cheiro muito forte na cozinha.