scorecardresearch ghost pixel



Radarbot é ilegal? ESTE app que informa a presença de radares

O Radarbot é um aplicativo que emite alertas sobre a presença de radares no trajeto, assim como situações de excesso de velocidade.



A tecnologia se torna uma aliada em diversos contextos no dia a dia. Atualmente, muitos motoristas fazem uso do aplicativo Radarbot, especializado em radares. Ele ajuda os motoristas a evitar multas por excesso de velocidade fornecendo alertas em tempo real. Mas, será que o uso é ilegal? Entenda.

Leia mais: Preciso dar passagem na pista da esquerda se eu já estiver no limite de velocidade?

O aplicativo alerta sobre os radares fixos, móveis, em túneis, câmeras de controle de velocidade e muito mais. Eles também indicam a presença de câmeras de semáforo e outros tipos de fiscalização de velocidade. Com tantas possibilidades, o Radarbot se torna cada dia mais usado em todo o Brasil.

Radarbot é ilegal?

Além da possibilidade de indicar informações em tempo real, o aplicativo Radarbot também pode ser usado com base no banco de dados offline. Ele possui um grande registro de radares, o que significa que ele pode fornecer alertas mesmo se o motorista não tiver uma conexão com a internet.

Quando a pessoa excede o limite de velocidade, o app também sinaliza. Assim como indica as áreas de direção perigosas, como zonas escolares e áreas propensas a acidentes.

Os alertas podem ser de voz, permitindo que os condutores continuem atentos ao trânsito. O melhor de tudo é que, além de muito útil, o aplicativo é gratuito, mas também há uma versão premium que oferece recursos adicionais, como reconhecimento de voz e alertas personalizáveis, indicando somente aqueles que você considera mais importantes.

Sendo tão útil e valioso para quem quer evitar multas, muitos motoristas se questionam se o Radarbot é ilegal. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe interferências nos equipamentos medidores de velocidade, incluindo aqueles que alertam sobre radares.

Apesar disso, não existe um parecer oficial sobre a legalidade desses aplicativos no Brasil, o que chega como uma medida de cautela aos condutores. O foco deve ser sempre a segurança no trânsito, evitando distrações enquanto dirige.

Mesmo tendo a tecnologia como aliada, dirija sempre com cautela, siga o limite de velocidade das vias e uso os recursos para tomar ainda mais decisões seguras ao dirigir.




Voltar ao topo

Deixe um comentário