scorecardresearch ghost pixel



Chega de prejuízos! 7 erros bizarros que você comete contra sua air fryer

Existem erros ao utilizar uma fritadeira elétrica que reduzem o seu tempo de vida útil. Conheça algumas recomendações ligadas à manutenção da air fryer.



A air fryer funciona usando ar quente que circula em alta velocidade em um compartimento fechado. Nesse caso, há um recipiente onde os alimentos são colocados em um cesto perfurado, possibilitando a fritura sem gordura.

Veja também: Perigo no verão! 3 eletrodomésticos aumentam o risco de incêndio

Ou seja, a comida fica crocante por fora e macia por dentro, enquanto dispensa o uso de óleo. Além da rapidez, trata-se de um eletrodoméstico portátil conveniente porque facilita a adesão a uma dieta saudável, livre de processados.

Veja 7 erros que podem danificar a air fryer

1. Encher o cesto de alimentos

Primeiramente, um erro comum ao usar a air fryer é encher o cesto de alimentos, prejudicando a circulação do vapor. Esse equívoco leva a alimentos mal cozidos, queimados ou grudados. Dito isso, é essencial colocar uma camada única, sem sobrepor ou apertar demais, considerando o limite do seu modelo.

2. Ignorar a temperatura da carne

Em segundo lugar, toda carne precisa atingir uma temperatura interna mínima, visando eliminar as bactérias e os parasitas que causam doenças. Logo, procure adquirir um termômetro culinário e siga as recomendações da embalagem.

3. Esquecer do pré-aquecimento

Outro erro que pode comprometer o resultado da air fryer é esquecer de pré-aquecer o aparelho antes de preparar as receitas. Essa etapa ajuda a acelerar o processo de cozimento e a proporcionar crocância. Desse modo, o tempo que uma panela elétrica demora para esquentar é de 3 a 5 minutos.

4. Usar sempre a mesma configuração

O tempo e a temperatura devem ser ajustados conforme a receita, diante da necessidade de cada alimento. Portanto, verifique os ingredientes, e se estiver na dúvida, consulte o manual de instruções do fabricante.

5. Não colocar nenhuma gota de óleo

Embora o excesso de óleos vegetais e azeite possa ser considerado dispensável, aplicá-los com um borrifador, de maneira superficial, agrega sabor. Sendo assim, se você estiver preparando carnes e aperitivos, pincele um pouco de óleo. Visto que cria uma proteção, impede que o produto fique grudento.

6. Adicionar líquidos e temperos grossos

Quanto a caldos, marinadas e sopas, é essencial mantê-los longe da air fryer, porque a fritadeira não suporta líquidos. Essa recomendação se aplica a especiarias e conteúdos que aumentam o risco de infiltração e explosões.

7. Não virar os ingredientes

Durante a cocção, é essencial misturar as porções, garantindo que tudo cozinhe por igual. Lembre-se que o lado voltado para cima tende a assar rapidamente, e requer uma mudança. Afinal, ninguém gosta de comer algo frio, cru ou seco, que atrapalha a qualidade dos pratos nas principais refeições.




Voltar ao topo

Deixe um comentário