scorecardresearch ghost pixel



Cuidado ao esquentar o café no micro-ondas: hábito pode causar câncer!

Saiba por que esquentar o café no micro-ondas pode aumentar o risco de câncer e como evitar esse hábito perigoso, segundo uma nutricionista oncológica.



É fato que o café é uma bebida apreciada em todo o mundo por sua rica complexidade de sabores e seu efeito estimulante. Originário das regiões tropicais da África, o café conquistou diferentes culturas ao longo da história, tornando-se uma parte fundamental da rotina diária para muitos.

Veja também: O que acontece com o corpo ao cortar a cafeína é algo INACREDITÁVEL 

Nesse sentido, seja desfrutado na tranquilidade da manhã, como um estímulo durante o trabalho ou como acompanhamento em animadas conversas, o café transcende sua posição de simples bebida, tornando-se um símbolo cultural e uma fonte inesgotável de prazer para muitas pessoas.

Café no micro-ondas: um perigo

Então, se você é daqueles que não dispensa uma xícara de café quentinho para começar o dia, mas às vezes recorre ao micro-ondas para reaproveitar o café que sobrou na garrafa térmica? Se a resposta for sim, você pode estar colocando a sua saúde em risco, segundo uma nutricionista oncológica.

Acrilamida: uma substância cancerígena

Alice Pinho, especialista em nutrição e prevenção do câncer, disse ao site TudoGostoso que esquentar o café no micro-ondas é um hábito perigoso, pois pode aumentar a produção de uma substância chamada acrilamida, que é potencialmente carcinogênica em humanos.

Como reduzir a acrilamida no café

A acrilamida é formada durante o processo de torra do café, mas pode ser reduzida se o grão for de alta qualidade, se a torra for bem feita e se o preparo for rápido.

Porém, ao expor o café a altas temperaturas no micro-ondas, a acrilamida pode se multiplicar e causar danos ao DNA das células, favorecendo o desenvolvimento de tumores.

Dicas para um café saudável

Por isso, a recomendação da nutricionista é que os amantes do café sempre optem por fazer a bebida na hora, usando um café de boa procedência e um método de preparo adequado, como a cafeteira italiana ou o coador de pano.

Além disso, ela aconselha a evitar o desperdício e fazer apenas a quantidade de café que vai ser consumida na hora, sem deixar sobrar na garrafa térmica ou na jarra elétrica.

Café fresco: sabor e saúde

Assim, você pode aproveitar o sabor, o aroma e os benefícios do café fresco, sem colocar a sua saúde em risco. Lembre-se: o micro-ondas não é seu amigo quando se trata de café!

Com informações do site TudoGostoso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário