scorecardresearch ghost pixel



10 coisas que a classe média não conseguirá mais pagar daqui a 10 anos

A economia não é sempre tão previsível, mas os especialistas alertam para restrições que a classe média deve sofrer em breve.



A classe média, tradicionalmente apreciadora de diversas comodidades, enfrenta a possibilidade iminente de perder acesso a uma série de elementos essenciais. Sobretudo, este grupo socioeconômico, crucial para a economia, vem lidando, nos últimos anos, com inúmeros obstáculos decorrentes do aumento do custo de vida. Além disso, são limitações da desigualdade social e da volatilidade econômica.

Veja também: 3 boas razões para não guardar alimentos em potes plásticos; sua saúde agradece!

Diante desses desafios, especialistas previnem sobre a eventual restrição de acesso a produtos e serviços que, outrora, eram considerados fundamentais para a qualidade de vida da classe média.

1. Alimentação “premium”

O aumento dos custos de alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, pode representar um desafio para a busca de uma alimentação equilibrada pela classe média.

2. Educação paga de alta qualidade

O encarecimento das mensalidades escolares e universitárias pode tornar a educação de qualidade um privilégio inalcançável para a classe média, comprometendo o acesso a instituições de ensino renomadas.

3. Transporte sustentável

A elevação dos preços de veículos elétricos e bicicletas elétricas pode dificultar a adoção de meios de transporte mais sustentáveis, restringindo as opções nesse sentido.

4. Viagens de avião e em classes altas

O aumento dos custos de passagens aéreas e hospedagem pode tornar as viagens um luxo menos acessível para a classe média, restringindo suas experiências e descobertas.

5. Tecnologia de ponta para a classe média? Talvez não

O avanço tecnológico constante, aliado ao lançamento de produtos com valores elevados, pode criar barreiras para acompanhar as inovações e atualizações tecnológicas.

6. Produtos de beleza e cosméticos de marca

O encarecimento de produtos de beleza, como cremes anti-idade e tratamentos estéticos, pode tornar desafiador para a classe média manter uma aparência rejuvenescida.

7. Saúde paga será mais rara para a classe média

Os crescentes custos de planos de saúde e tratamentos médicos podem limitar o acesso da a serviços de saúde de qualidade, impactando diretamente o bem-estar.

8. Lazer e entretenimento privados

A elevação dos preços de ingressos para eventos culturais, shows e eventos esportivos pode restringir o acesso da classe média a momentos de lazer e entretenimento.

9. Moradia em bairros seguros será mais raro para a classe média

O aumento dos custos imobiliários em bairros seguros pode dificultar o acesso a moradias em áreas consideradas mais seguras.

10. Cuidados com a casa terceirizados

Por fim, os custos crescentes de serviços domésticos, como limpeza e manutenção, podem representar um desafio adicional para a classe média na manutenção de seus lares. Por outro lado, se antes era terceirizada, essa manutenção deve se tornar mais artesanal.

Acima de tudo, é crucial destacar que essas considerações são meras conjecturas, e o futuro permanece incerto. No entanto, é preciso que a classe média esteja preparada para enfrentar os desafios que possam surgir, mantendo-se resiliente diante das incertezas que o tempo reserva.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário