scorecardresearch ghost pixel



Existe um horário ideal para fazer cocô? Especialistas dão o veredito

Ao passo que fazer cocô é uma necessidade humana, é importante considerar se existe um momento adequado, conforme o conhecimento dos médicos. Entenda.



Antes de tudo, a excreção é uma função que representa a etapa final do processo digestório. Desse modo, exceto em pacientes com diarreia ou prisão de ventre, evacuar gera um alívio imediato, graças ao esvaziamento do intestino.

Veja também: 5 hábitos de pessoas preguiçosas que podem te levar ao sucesso

O sistema intestinal é objeto de estudo de várias áreas que se dedicam a responder às questões que envolvem o momento de fazer cocô. Afinal, trata-se de um hábito que impacta diretamente na saúde do cólon e na prevenção de doenças.

Descubra algumas curiosidades ligadas ao momento de fazer cocô

Não há um consenso sobre o momento de fazer cocô

A medicina ayurveda afirma que é bom evacuar pela manhã, pois isso ajuda a eliminar as toxinas e a regular as idas ao banheiro. No entanto, não há uma evidência científica que comprove essa teoria na academia internacional.

Ou seja, não tem resposta certa ou horário que determine o grau de normalidade no ato de defecar. Por exemplo, é possível mencionar fatores que incluem alimentação, hidratação, estresse, sono e o ritmo biológico de cada um.

A hora certa é quando você sente vontade

Sendo assim, o mais importante é respeitar o seu corpo e as suas necessidades, de manhã ou à noite. Lembre-se de observar se as fezes apresentam coloração diferenciada ou fragmentos que fogem do habitual, além de dores.

Dito isso, é fundamental se sentir confortável ao sentar no vaso sanitário e se limpar delicadamente. Logo, jamais fique segurando, pois o endurecimento do cocô leva a fissuras anais, infecções, hemorroidas e demais problemas no colo.

Por que as pessoas preferem ir ao banheiro ao acordar?

A frequência varia de 1 a 3 dias, e há indivíduos que evacuam até três vezes em 24 horas, em condições naturais. Contudo, é comum ter essa disposição ao levantar da cama e tomar o café da manhã, que estimula os movimentos intestinais.

Por fim, vale ressaltar que o relógio é influenciado pela luz, temperatura e hormônios. Então, ao despertar, o organismo recebe um sinal que precisa ser ativado, enquanto o nível de cortisol aumenta, pressionando os órgãos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário