scorecardresearch ghost pixel



Ladrões estão roubando casas sem serem notados usando ESTE aparelho

Muito utilizado para roubo de carga nas rodovias, os bloqueadores de sinais estão sendo utilizados também no roubo de casas.



Os bandidos inovaram na forma de atuar durante os assaltos residenciais, utilizando de uma ferramenta muito simples. Com os bloqueadores de sinais, os bandidos impedem o uso das redes Wi-Fi, evitando que as câmeras de segurança envie imagens para as centrais de monitoramento. Sem o sinal de internet, o sistema não envia as imagens à central, o que abre espaço para os bandidos agirem.

Veja também: Alerta de golpe: criminosos evoluem e passam a usar IA; veja como não cair

Além disso, as câmeras não gravam as imagens sem Wi-Fi, prejudicando as investigações e impedindo que a polícia identifique os responsáveis pelo crime. Os casos aconteceram em Minnesota, nos Estados Unidos. As autoridades do estado acreditam que pelo menos nove assaltos foram realizados utilizando a mesma estratégia.

Como os criminosos agem?

As suspeitas das autoridades locais indicam que um grupo organizado seja o responsável pelos ataques, devido à similaridade entre os roubos. O modo de atuação dos criminosos envolve inicialmente a identificação de qual será a residência furtada, geralmente disposta em áreas ricas.

Após escolher o alvo, os criminosos vigiam a rotina da casa, descobrindo os horários dos moradores e identificando quando a casa está vazia. Assim que os moradores deixam a casa, os criminosos entram em ação ativando os bloqueadores de Wi-Fi. Com isso, as câmeras perdem o acesso ao sistema de segurança, impedindo que moradores e autoridades sejam notificados sobre as invasões.

Conhecidos como “jammers”, os aparelhos já foram utilizados em outros crimes cometidos fora de Minnesota. Somente nos Estados Unidos, há registro de crimes utilizando os bloqueadores desde 2020. Por mais que os aparelhos sejam proibidos no país, é possível encontrar os jammers em lojas online como o eBay, por valores que variam entre 40 a 100 dólares.

No Brasil, os bloqueadores de sinais só podem ser utilizados por entidades governamentais sob anuência da Anatel. Segundo a resolução nº 760 da Anatel, é proibido o uso desse aparelho por pessoas físicas ou jurídicas de direito provado. Por fim, os equipamentos são conhecidos no Brasil como “capetinha”, sendo muito utilizado para bloquear rastreadores de caminhões e vans e facilitar o roubo de carga.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário