scorecardresearch ghost pixel



Calor de 40ºC: Inmet divulga ALERTA vermelho que significa ‘grande perigo’

Devido às altas temperaturas esperadas, o Inmet emitiu um alerta de "grande perigo" para parte das regiões brasileiras.



A onda de calor que tem causado temperaturas recordes em todo o país ficará ainda mais forte nos próximos dias. Segundo a previsão do tempo divulgada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fenômeno ficará mais intenso na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Com isso, o instituto emitiu um alerta vermelho devido às altas temperaturas nas regiões.

Leia também: Onda de calor chegando: 3 dicas para usar o ar-condicionado sem gastar muito

O alerta vermelho significa “grande perigo”, fazendo parte dos níveis de aviso emitidos pelo Inmet. Assim, o alerta engloba grande parte do Mato Grosso do Sul, interior de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul, parte do Paraná e interior de São Paulo. O aviso segue em vigência até às 18 horas do dia 16 de março.

Nesses locais, as temperaturas ficarão 5ºC acima da média esperada por um período de maior do que cinco dias, gerando risco à saúde. As condições extremas são resultado de uma massa de ar quente combinada a uma bolha de calor existente sobre o Paraguai e o norte da Argentina. Com isso, os países vizinhos acabam sofrendo influência com ondas de calor.

Temperaturas podem chegar aos 40ºC

Devido à onda de calor, a expectativa é de que diversas capitais atinjam o recorde de maior temperatura em 2024. Dentre as capitais que se encaixam nessa situação, está Porto Alegre, que poderá chegar aos 36ºC nesta sexta-feira (15). No interior do Rio Grande do Sul, o calor será ainda maior, chegando aos 40ºC.

Condições semelhantes serão registradas em São Paulo, com 35ºC, e no Rio de Janeiro, que chegará aos 39ºC no final de semana. Atenção também para Campo Grande, que conta com previsão de 37ºC. Em Santa Catarina, cidades do sul, nordeste e oeste do estado devem chegar próximas aos 40ºC. Contudo, as chuvas podem amenizar a sensação térmica, deixando o tempo mais ameno.

Diante disto, a recomendação é evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, visto que elas facilitam a desidratação. As autoridades recomendam também o uso de roupas frescas e de protetor solar para se proteger contra queimaduras. Por fim, é essencial aumentar a hidratação, consumindo mais água ao longo do dia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário