scorecardresearch ghost pixel



Não faça isso com a lata de leite condensado na Air Fryer ou ela pode explodir

Depois de a receita viralizar nas redes sociais, surgiram também relatos de acidentes com o eletroportátil durante o uso; Saiba porquê evitar.



Nos últimos dias, ao rolar o feed de diversas redes sociais, o que mais se via era a dica de como cozinhar a lata de leite condensado na Air Fryer. No entanto, o que a publicação não conta é que há grandes chances da lata explodir. A versão moderna da receita de doce de leite feita na pressão pegou muita gente desprevenida e que foi exposta ao risco de um acidente mais sério.

Leia mais: Pão de queijo de tapioca: receita fácil na Air Fryer fica pronta em 15 minutos

Iberê Thenório, jornalista e YouTuber do canal Manual do Mundo, explicou que alguns fatores podem determinar os motivos de a técnica funcionar para uns e causar acidentes em outros casos.

“Estas latas não são de alumínio, são de aço. São raríssimas as latas de alumínio no Brasil, já que é um material caro. E é um grande risco colocar uma lata de leite condensado em um ambiente a mais de 100°C, como na Air Fryer A água que está dentro da lata vai querer evaporar. Ao formar pressão dentro da lata, pode explodir dentro da Air Fryer ou no momento que for aberta, pois está muito quente, com muito vapor, na parte interna”, reforça.

Mas por que em alguns casos dá certo?

São diversos fatores que podem ocorrer, fazendo com que a lata não exploda. Dentre eles está, por exemplo, a temperatura do eletrodoméstico, marcas de leite condensado distintas ou até mesmo espessuras de latas diferentes. Contudo, como não há formas de prever se ocorrerá ou não um acidente, o recomendável é não pagar para ver. O risco é grande.

Fabricantes

A recomendação dos fabricantes vai ao encontro da fala de Iberê. Jacques Krause, diretor de Produtos da Mondial delimita o uso correto da Air Fryer. “O ar superquente envolve o alimento, aquece-o internamente e cozinha-o, sem a necessidade de usar óleo. O resultado são alimentos crocantes e preparados de forma mais saudável. A partir desse processo é que vem o nome ‘fritadeira sem óleo’”. E completa: “O aparelho não é indicado para qualquer alimento enlatado ou que necessite ficar submerso em água para o cozimento”.

Outras situações

Além dos enlatados, há outras preparações que não devem ser feitas na Air Fryer. São elas:

  • Pipoca: o preparo de pipoca na Air Fryer não é recomendado porque, ao estourar, o milho pode ficar preso no sistema de aquecimento.
  • Macarrão, canjica, carne ensopada ou mesmo qualquer outro alimento que faça uso de água fervente: a Air Fryer tem como foco exclusivo o aquecimento a seco.
  • Folhas e hortaliças: com a ventilação interna, há risco de obstrução da circulação de ar, caso uma parte do vegetal se solte.

*Com informações Canal Manual do Mundo




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário