A Balenciaga voltou a ser assunto nas redes sociais após um novo lançamento polêmico. Desta vez, a grife apresentou um bracelete que imita um rolo de fita adesiva durante a Paris Fashion Week. O acessório inusitado faz parte da coleção outono/inverno 2024 da marca, com valor inicial de venda em torno de 3 mil euros (cerca de R$ 16 mil). No entanto, essa não é a primeira criação da Balenciaga que gera controvérsias entre os usuários das redes sociais.
Veja também: Não tem erro: 5 perfumes clássicos para quem não quer sair de moda
Balenciaga e os itens controversos
Além do bracelete de fita adesiva, a marca lançou também uma bolsa inspirada em saco de lixo. O acessório chamado de “trash pouch” é vendido por mais de R$ 9,3 mil, virando ponto de discussão sobre os limites entre o design de luxo e objetos do cotidiano humano. O primeiro item a chamar atenção nas redes foram os tênis destruídos, chamados pelos internautas como “tênis de mendigo”.
Intitulado pela Balenciaga como “Paris Sneaker”, o tênis possui aparência rasgada, sendo vendido por R$ 10 mil. Ao ser lançado, o modelo gerou debates sobre a extrema valorização da estética destroyed (destruída) nas marcas de alto luxo. Continuando nos sapatos, os modelos estilo Crocs também fizeram sucesso nas críticas dos internautas.
A Balenciaga lançou uma coleção com versões inusitadas da famosa papete. Uma delas possuia uma plataforma de 10 cm de altura, comercializada por R$ 2.700. No entanto, esse modelo foi um sucesso de vendas, tendo esgotado o estoque antes mesmo do lançamento oficial do produto. Além dele, a Balenciaga criou também um modelo de Crocs com salto Fino, vendido inicialmente nas cores preto e verde. Segundo o anúncio, o valor era de R$ 3,3 mil.
Design inusitado em peças de roupa
Na seção de roupas, a Balenciaga causou alvoroço em 2018 com a “T-shirt Shirt”, uma blusa que possuia uma camisa costurada em sua frente. Na época, o modelo era vendido por cerca de R$ 6 mil, gerando debates por seu preço e seu design escolhido. Porém, as invenções controversas da marca não pararam por aí.
Na coleção Primavera 2024, a Balenciaga chamou atenção ao lançar uma saia que se assemelha a uma toalha de banho enrolada na cintura. Chamada de “towel skirt”, a saia foi vendida por 925 dólares, cerca de R$ 4,5 mil.