3 cortes de carne que te farão esquecer que existe picanha em um churrasco

Com o preço de algumas peças nas alturas, alternativa é encontrar cortes substitutos.



Um dos cortes de carne mais amados e adorados pelos brasileiros é a picanha. E se o assunto é churrasco, ela certamente será a estrela, com todos os olhares voltados exclusivamente para ela. Contudo, nem sempre sobra dinheiro para investir nesta peça, que é tão cara para muitas pessoas.

Felizmente, existem cortes de carne tão bons quanto. Eles possuem textura similar e, se preparados da forma correta, não perdem em nada para a picanha. Além disso, são uma alternativa mais econômica para quem não pode esbanjar com cortes mais caros.

3 cortes de carne para quem quer economizar na picanha

Confira a seguir três cortes de carne que farão você esquecer que existe picanha em um churrasco:

1. Fraldinha

Foto: EDSON DE SOUZA NASCIMENTO/Shutterstock

Retirada da parte dianteira do boi, a fraldinha também é conhecida como “vazio”, pois está próxima à costela do animal. Ela possui sabor e textura únicos, graças à camada de gordura externa, responsável pela suculência do corte.

A fraldinha pode ser preparada inteira ou cortada em tiras. O corte pode ser temperado com pimenta-do-reino e sal grosso, combinação simples que trará muito mais sabor ao alimento.

2. Ancho ou Entrecôte

Foto: Plinioaramus/Shutterstock

Se o intuito é comprar uma peça de carne suculenta, esta é uma excelente opção. Retirada da região das costelas do boi, ela possui uma excelente quantidade de marmoreio, que nada mais é do que a gordura intramuscular que fica entre os feixes e fibras musculares.

O ancho ou entrecôte conta com uma boa porção de gordura, o que o torna ideal para grelhar a carne do churrasco. O corte possui um sabor acentuado, que pode ser temperado de maneira bem simples, usando sal grosso e pimenta-do-reino. Mariná-lo com ervas e especiarias também pode ser uma alternativa para realçar ainda mais seu sabor.

3. Maminha

Foto: Tibilletti/Shutterstock

Extremamente saboroso, este corte, retirado da parte traseira do boi, conta com uma boa camada de gordura, perfeita para qualquer grelha de churrasco. A opção é um excelente substituto para quem adora carnes suculentas.

Para preparar a maminha, o recomendado é cortá-la em fatias ou colocar a peça inteira para grelhar na brasa. Já para servir, opte por fatiá-la em tiras finas para desfrutar de todo o sabor que a peça pode oferecer.




Voltar ao topo

Deixe um comentário