Preparar um churrasco de sucesso vai além de acender a churrasqueira e jogar carne na grelha. Para uma experiência gastronômica memorável, a escolha das carnes é o ponto de partida! Pensando nisso, um especialista em cortes bovinos selecionou as 6 campeãs que não podem faltar no seu churrasco.
Ao conhecer os tipos de carne que mais combinam com o preparo, você terá mais opções e algumas delas podem se encaixar melhor no seu orçamento. É uma boa maneira de ir além da picanha e explorar novos sabores.
Melhores carnes para churrasco
Para fazer boas escolhas, dê preferência a açougues de confiança que garantem a procedência e frescor das carnes. Use temperos simples e saborosos, como sal grosso e pimenta-do-reino, pois podem ser suficientes para realçar o sabor natural das carnes.
Lembre-se ainda de que cada corte tem seu tempo ideal na grelha; portanto, tenha atenção a isso para garantir carnes macias e suculentas. Abuse dos acompanhamentos, como saladas, farofa, vinagrete e pão de alho, que completam a experiência e asseguram um churrasco completo.
Pensando nisso, os melhores cortes para churrasco são
Picanha: ela reina absoluta no mundo dos churrascos por sua maciez incomparável, suculência e sabor marcante. Sua capa de gordura garante ainda mais sabor e suculência, tornando cada mordida uma explosão de prazer.
Contrafilé: é o corte que oferece maciez extrema, sabor intenso e marmoreio ideal para a grelha.
Maminha: é a carne versátil que agrada a todos. Seja grelhada, assada ou cozida, ela garante maciez, sabor e suculência, além de um ótimo custo-benefício.
Miolo de Alcatra: tem um sabor intenso e maciez impecável. A fina camada de gordura garante suculência extra a cada mordida!
Fraldinha: tem um preço mais acessível, sendo a campeã em custo-benefício. O sabor não deixa a desejar, com maciez garantida.
Cupim Bovino: a mistura de carne e gordura nas fibras cria uma maciez extrema e um sabor que não se compara a nenhum outro corte, sendo uma escolha para paladares exigentes.