Basta o aroma de uma picanha assada para arrancar suspiros de desejo na mesa dos brasileiros durante o tradicional churrasco. O corte é um dos mais disputados em qualquer encontro de famílias e amigos.
Apesar de ser considerada uma peça quase obrigatória nesse tipo de evento, a carne ainda está envolta em muitos mitos. Como, por exemplo, o debate sobre o peso ideal que a picanha deve ter. Sim, cientistas revelaram esse detalhe.
Qual o peso ideal de uma picanha?
De acordo com cientistas da Universidade de Campinas (Unicamp), existe um consenso sobre o mistério que envolve a mente dos amantes da picanha: qual o peso ideal que a carne deve ter?
Por se tratar do corte de carne mais popular do Brasil, muitos especialistas em carne e, agora, cientistas revelam que o peso ideal de uma peça de picanha não pode ultrapassar 1,2 kg; caso contrário, uma parte do coxão duro estaria sendo incluída.
Segundo Sérgio Pflanzer, doutor em Tecnologia de Alimentos e professor da Universidade de Campinas (Unicamp), o corte é realizado de forma meticulosa, considerando marcadores anatômicos específicos.
Foto: Reprodução
Como identificar o que é picanha e o que é coxão duro
Dentre as regras usadas para distinguir o que é picanha e o que é coxão duro, estão critérios como a localização das veias e a extremidade do osso ísquio da pelve. Dessa forma, segundo o especialista, o correto é que a proporção de peso da picanha seja de, aproximadamente, 1% do peso total da carcaça do boi.
Veja o exemplo: imagine um animal que pesa 500 kg, com uma carcaça de 270 kg. Neste caso, ele terá um peso total de 2,7 kg de picanha, distribuído entre dois cortes de cada lado do animal.
Geralmente, uma peça de carne pesa entre 1,3 kg e 1,4 kg, podendo chegar até 1,7 kg em animais de grande porte. Por outro lado, tratando-se do gado brasileiro médio, o peso da picanha tem uma faixa que varia entre 1 kg e 1,3 kg. Portanto, atenção quando for comprar o corte inteiro.