Descubra se suas dívidas têm tempo para sumir: você irá se surpreender

Todos temos dívidas, mas sabe o que acontece caso não não sejam pagas? Então acesse agora mesmo e veja os detalhes.



É comum vermos por aí pessoas, mesmo as que não possuem dinheiro, fazendo compras e mais compras e muitas vezes utilizando o cartão de crédito, sem saber se terão recursos suficientes para pagar por essas dívidas. O que acontece, na verdade, na maioria dos casos, é que as pessoas não fazem um planejamento financeiro da quantidade que podem ou não gastar com determinadas coisas.

Veja também: Auxílio emergencial retroativo tem consulta aberta em abril; Veja se você tem direito

Isso, no entanto, faz com que mais de 40% da população brasileira se encontre atrasada no que diz respeito às dívidas acumuladas ao longo da vida. Porém, mesmo que façam parte dessa porcentagem, muitas pessoas ainda não sabem e não entendem o que acontece com as dívidas caso elas não sejam pagas durante o período de tempo destinado ao pagamento.

O que acontece em caso de acúmulo de dívidas?

Como muitos de nós já sabemos, o acúmulo de dívidas pode fazer com que o cidadão tenha seu nome negativado no Serasa. Em outras palavras, pode fazer com que o cidadão passe a ter seu nome sujo.

Isso significa que uma determinada empresa, ao não receber o pagamento do cliente, entra em contato com os órgão responsáveis pela proteção de crédito para informar sobre que o cliente se encontra em situação de devedor.

Esses órgãos, por sua vez, ficam responsáveis por entrar em contato com o cliente e avisar sobre a situação que ele se encontra e comunicar que seu nome será incluído na lista de devedores, caso ele não quite sua dívida.

No entanto, tendo em vista esse procedimento, existem ainda muitas pessoas que acreditam que essas dívidas podem caducar, ou seja, que elas não precisam mais ser pagas, porém, não é bem assim que funciona.

As dívidas podem ou não caducar?

Na verdade, as dívidas não caducam, o que acontece é que os clientes até têm seus nomes retirados da lista de devedores após 5 anos, no entanto, caso a loja queira, ela pode entrar na justiça alegando essa falta de pagamento.

Atente-se aos prazos de pagamento das dívidas

Que as dívidas devem ser pagas isso é um fato, no entanto, o prazo de pagamento pode variar de acordo com a dívida adquirida. Confira a seguir os prazos judiciais de pagamento de determinadas dívidas:

  • Dívidas com despesas de hospedagem e de seguros o prazo é de um ano;
  • Dívidas de aluguel de imóvel e empréstimos, o prazo é de três anos:
  • Dívidas no cartão de crédito, boletos, cheque especial, impostos e planos de saúde o prazo é de cinco anos:
  • Dívidas de energia elétrica, telefone e água, o prazo é de dez anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário