Preste atenção nestas 6 situações que podem acabar provocando a EXCLUSÃO do seu CadÚnico

O CadÚnico é o veículo que une os benefícios do governo aos cidadãos de baixa renda que recebem ajuda por meio dos programas vigentes. Saiba como evitar que o seu cadastro seja cancelado.



A grande maioria dos benefícios pagos pelo Governo Federal para pessoas de baixa renda usam o CadÚnico como mediador e veículo. Já é sabido por todos que o Cadastro Único é o meio que o governo tem usado para poder identificar todas as pessoas que realmente precisam ser beneficiadas pelos programas vigentes.

Veja também: INSS: mudança em regra do CadÚnico pega beneficiários de surpresa

O sistema é bem simples e eficaz. Uma vez que o indivíduo se cadastra ali e preenche direitinho todos os dados que são necessários, uma filtragem é feita para saber em quais benefícios existentes ela se encaixa. Uma vez que isso é determinado, ela passa a fazer parte daquele grupo. O pagamento é feito de forma automática.

Isso impede que as pessoas fiquem fazendo um cadastramento individual em cada programa social que surge, o que economiza tempo e dinheiro. É realmente muito simples, mas não impede que alguns imprevistos aconteçam.

Há coisas que as pessoas podem fazer que levará a uma possível a exclusão do cadastro dela no programa, por isso é muito importante ficar de olho e garantir que tudo está certo para que continue recebendo os benefícios em dia.

São seis situações específicas que podem levar à exclusão do seu cadastro. Vamos falar um pouco de cada uma.

Informações falsas adicionadas ao sistema

Algumas pessoas sentem que se forem honestas demais, podem acabar ficando sem um ou mais benefícios, mas é muito importante ser honesto no momento de preencher o cadastro, pois “mentira tem perna culpa”.

Pode até ser que você não tenha direito a um benefício, mas tenha acesso a outro. Agora se você mentir… o governo irá descobrir mais cedo ou mais tarde, o que levará a ter o seu cadastro excluído, assim acabará ficando sem absolutamente nada. Essa não é uma situação muito pior?

Falecimento de membros da família

Manter os dados atualizados é muito vital para eles terem certeza de que você ainda tem direito aos benefícios.

Se um membro da família falece, é preciso notificar o quanto antes. Passar muito tempo com uma pessoa já falecida ainda constando no sistema como se estivesse viva poderá justificar uma suspensão no seu cadastro.

Exclusão por meio de decisão judicial

Se por qualquer que seja a razão, a Justiça assim decidir… é verdade. Você pode acabar tendo o vínculo com o CadÚnico desfeito na hora! Então cuidado com as pendências que podem chegar a esse ponto.

Omissão de informações

Se mentir ou não atualizar os dados podem levar à exclusão, é óbvio que omitir informações essenciais sobre você ou a sua família também terá o mesmo efeito. Nós reforçamos a necessidade de ser sincero durante o preenchimento dos cadastro.

Negação de informações por parte da família

Quando você cria o seu perfil ali, também precisará adicionar os dados dos membros da sua família. Não minta nem esconda nada! Se for constatado que alguém omitiu dados, a exclusão do cadastro é justificada.

Não localização da família

Qualquer formulário ou inscrição para programas do governo pedirá para que você informe o seu endereço. Se por acaso essa localização estiver incorreta e não for possível localizar você ou a sua família por um período igual ou maior que 48 horas, pode esquecer as suas chances de receber qualquer benefício social que seja.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário