A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos brasileiros passou por uma série de mudanças e ganhou uma versão mais moderna. Em vigor desde junho deste ano, o documento incorpora um série de dispositivos que alteram seu visual, mas também o deixam mais seguro.
Leia mais: Você não está cuidando do seu carro quanto faz estas 5 coisas
Dentre as alterações estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está uso do nome social e da filiação afetiva para o condutor que desejar. Outras mudanças importantes são:
- Cor: a habilitação ganha um novo verde, com detalhes em amarelo e elementos gráficos.
- QR Code: o item armazena todas as informações do documento, como a fotografia do condutor.
- Código internacional: a nova CNH incorpora mesmo código internacional utilizado nos passaportes.
- Idiomas: as informações são impressas em português, inglês e francês.
- Pictogramas: os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir são identificados por meio de pictogramas em uma tabela, assim como possíveis restrições médicas e/ou o exercício de atividade remunerada.
Ainda não troquei minha CNH, vou ser multado?
Não, quem está com o documento antigo dentro da validade não será multado. Ele segue valendo normalmente até a data de seu vencimento, então não há necessidade de correr para emitir a nova CNH.
De acordo com as regras, o prazo de validade da habilitação varia de acordo com a idade do condutor. As opções são:
- Motorista com até 49 anos de idade: validade de 10 anos;
- Motorista entre 50 a 69 anos de idade: validade de 5 anos;
- Motorista com 70 anos ou mais: validade de 3 anos.
Por outro lado, deixar de renovar a CNH dentro de 30 dias após seu vencimento é uma infração gravíssima. O condutor fica sujeito a multa de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira e retenção do veículo até a renovação do documento.
Quem mais precisa trocar?
Além dos condutores que estão com a habilitação vencida, a nova CNH será emitida para quem tirar a primeira via; solicitar a 2ª via; substituir a temporária pela definitiva; incluir uma categoria; realizar a reabilitação; trocar a nacional pela estrangeira; ou resolver alguma irregularidade.