Carnes que estragam um churrasco: conheça as inimigas do sabor

Os cortes de carnes a evitar no churrasco são aqueles que tendem a ficar mais duros, secos e sem qualquer atrativo na forma de preparo.



Carne não é tudo igual e, para ter ainda mais certeza disso, basta comparar os cortes que combinam mais com um bom churrasco. Nem todos deixam o sabor e a maciez desejados. Por isso, para aprender a escolher bem, veja quais são as carnes que você deve evitar no seu churrasco.

Leia mais: Coisa de ‘rico’: truque do churrasco sem fumaça viraliza e bomba no TikTok

Algumas delas não são ideais por ter características como dureza, secura e gordura inadequada. São pelos menos cinco tipos de carnes que você deve evitar na hora da compra, pois o resultado pode ser muito abaixo do esperado e fazer com que o seu churrasco vire um terror sem igual!

Carnes para evitar no seu churrasco

Entre os fatores estão a dureza. Muitas carnes têm tecidos mais duros, o que torna difícil a sua preparação na grelha, já que não amaciam adequadamente durante o cozimento.

Outro ponto a considerar é a secura. Algumas das carnes que são inadequadas tendem a perder umidade rapidamente quando grelhadas, fazendo com que elas percam em sabor e se tornem menos agradáveis na hora de mastigar, causando uma experiência ruim.

Além disso, se a gordura for inadequada, a tendência é que o corte fique ressecado em altas temperaturas, o que prejudica mais uma vez a textura e também o sabor.

Ao pensar na carne certa para o seu churrasco, avalie também o tempo de cozimento, pois algumas exigem preparo mais longo e métodos diferentes, podendo não ser os mais indicados. Então, se você está em dúvidas de qual escolher, é importante evitar as seguintes carnes no seu churrasco:

Foto: bonchan / Getty Images

1) Músculo ou ossobuco: tem tecidos duros e fibrosos. Essas características a tornam inadequada para grelhar, pois necessita de um cozimento longo para amaciar.

Os piores cortes de carne bovina para churrasco: quais são e como evitá-los
bhofack2 / Getty Images

2) Ponta de agulha: é uma carne que faz parte das costelas do boi e contém uma quantidade significativa de gordura e ossos, o que dificulta a limpeza e preparação na grelha.

Foto: C3PICS / Getty Images

3) Peito bovino: é uma carne magra que perde umidade facilmente, ficando seca e difícil de mastigar quando grelhada.

Foto: Galembeck from Getty Images

4) Lagarto: o corte tem uma camada de gordura e está localizado na parte traseira do animal, mas essa camada não resiste ao calor da grelha.

Foto: Supermercados Rondon / Reprodução

5) Patinho: é uma carne com pouca gordura, que tende a secar rapidamente ao ser grelhada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário