Feijão perfeito e sem gases é possível! Se você evita o alimento por conta dos constrangimentos que o consumo pode causar, encontramos uma saída que pode te ajudar. O segredo está na forma de preparo. Com algumas horas de molho, você pode fazer um delicioso feijão, sem riscos de ter gases!
Leia mais: Quer aprender como fazer feijão-tropeiro? Esta receita é melhor que existe
O feijão precisa ficar de molho na água por pelo menos 6 horas para amenizar essa situação. Mas, é o mínimo! Pois o tempo ideal é por 12 horas. Esse período que o alimento fica de molho é importante para hidratar os grãos, o que facilita e reduz o tempo de cozimento.
Feijão perfeito, sem gases!
Esse tempo de molho ajuda a eliminar algumas substâncias que podem causar gases intestinais que provocam tantos desconfortos naqueles que consomem o alimento. Por isso, a estratégia pode ser positiva para você!
Mas, você pode se perguntar: e se não tiver tempo de deixar o feijão de molho por 12 horas, o que fazer? Nesses casos, você pode optar pelo molho curto.
Para isso, coloque o feijão lavado numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue e tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos. Depois é só escorrer e está pronto para cozinhar.
O feijão é uma fonte importante de proteína e nutrientes. Por isso, o ideal é incluir com mais frequência na sua alimentação para garantir uma dieta controlada.
No preparo, um detalhe é que o tempo de molho vai depender também do tipo e qualidade do feijão. Alguns podem exigir menos tempo, em torno de 8 horas na água. As dicas valem para outros alimentos como ervilha, grão-de-bico, soja e amendoim.
Use água fria e cubra o feijão com pelo menos duas vezes o seu volume. Se o feijão for muito velho ou duro, pode ser necessário trocar a água uma vez durante o molho. Para ter certeza de que o preparo foi o ideal, observe a espuma branca ao ferver.
Se for muita, isso indica que o feijão não ficou tempo suficiente na água. A dica é remover essas bolhas para melhorar a textura e o sabor, garantindo um feijão perfeito, sem gases.