Os radares equipados com efeito Doppler estão sendo testados em Curitiba e no interior de São Paulo. A intenção é melhorar a fiscalização nas vias e evitar algumas infrações mais comuns. Veja tudo o que essa tecnologia é capaz de fazer e como os novos radares podem educar os motoristas infratores.
Leia mais: Motoristas tomam atitude ilegal para evitar multa por radar de velocidade
Esse tipo de radar é de última geração, capaz de medir a velocidade dos veículos em tempo real. Essa tecnologia inovadora permite flagrar infrações de trânsito à distância com alta precisão, aumentando a segurança nas vias e punindo os motoristas imprudentes.
Radares com efeito Doppler
O radar emite ondas de rádio refletidas pelos veículos em movimento. A frequência das ondas é diferente da frequência das ondas emitidas, e essa diferença é proporcional à velocidade do veículo. Essa mudança na frequência, conhecida como efeito Doppler, é detectada pelo radar e utilizada para calcular a velocidade precisa do veículo.
Com isso, esses radares conseguem monitorar um maior trecho da via sem a necessidade de presença física de agentes de trânsito, com medições de velocidade extremamente precisas, tornando mais difícil para os motoristas tentarem escapar das multas.
A tecnologia detecta a velocidade dos veículos até 50 metros após o radar, dificultando a velha tentativa de evitar multas ao frear bruscamente quando se aproximam dos medidores de velocidade.
Embora ainda não emitam multas, esses dispositivos prometem uma fiscalização mais eficiente e podem ser expandidos para outras infrações no futuro. Essa inovação busca promover a segurança viária e coibir comportamentos infracionais, representando um avanço significativo na fiscalização de trânsito.
Além disso, o radar com efeito Doppler pode ser utilizado para monitorar o trânsito em locais de difícil acesso ou perigosos para os agentes de trânsito. Com os testes, a expectativa é numa rápida implantação do modelo.
A intenção é reduzir o número de acidentes de trânsito, especialmente os causados por excesso de velocidade. Assim como promover mais justiça ao punir os infratores de forma justa e imparcial. Consequentemente, eles podem ajudar a educar os motoristas para a importância de respeitar as leis de trânsito e dirigir com responsabilidade.