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Índice Big Mac

Para comparar o poder de compra entre países é utilizado como base o preço médio do Big Mac nos Estados Unidos, indicando qual o câmbio com outras moedas para que haja a semelhança.



Big Mac Index (Índice Big Mac) foi criado em 1986 pela revista britânica The Economist. O índice tem como objetivo comparar os preços do Big Mac em diferentes países no mundo onde haja uma frankia do McDonald’s.

Este índice serve como um indicativo da Paridade do Poder de Compra (PPC) de cada um desses países usando como referência o Big Mac.

Por mais que seja feito de maneira informal, ele permite a comparação do poder de compra devido à presença da rede McDonald’s em vários países do mundo.

Além disso, o estudo leva em consideração o fato deste produto ser igual em todos os países em que é comercializado. Sendo assim, são considerados os custos para oferecê-lo e o preço de venda.

Índice Big Mac para o Brasil

Os resultados divulgados pela The Economist no início de 2020 apontam que o Real está subvalorizado em 15,3%. Se a taxa cambial estivesse em R$ 3,51 para cada dólar, o produto seria vendido ao mesmo valor nos Estados Unidos ou no Brasil.

Os resultados divulgados desde 2016 indicam um aumento considerável no preço do Bic Mac, que subiu de R$ 13,50 para R$ 19,90. Ao mesmo passo, o valor nos EUA variou de US$ 4,93 A US$ 5,67.

Em outras palavras, a taxa de câmbio (para cada dólar) variou de R$ 4,o2 a R$ 4,14.

Como é calculado o Índice Big Mac

Para comparar o poder de compra entre países é utilizado como base o preço médio do Big Mac nos Estados Unidos, indicando qual o câmbio com outras moedas para que haja a semelhança.

Em outras palavras, o índice indica a valorização, ou a desvalorização, da moeda de cada país face ao Dólar americano.

Por exemplo, se um Big Mac nos Estados Unidos custa US$ 5 e no Brasil R$ 15, então a taxa de câmbio implícita é de 1 dólar para 3 reais. Comparada à taxa de câmbio real, se com 1 dólar é possível trocar por mais do que 3 reais, significa que o Real está desvalorizado frente ao Dólar.

Veja também: Índice de GiniÍndice BetaÍndice de liquidez

Poder de Compra no Índice Big Mac

O poder de compra é o que indica a capacidade das pessoas de uma região ou país adquirirem ou não um conjunto de produtos e serviços. No caso do Índice Big Mac, o produto utilizado é o sanduíche Big Mac.

A teoria da Paridade do Poder de Compra (PPC) é o método que compara esta competência, entre diferentes países, cada um com a sua moeda e na mesma “cesta de produtos e serviços”.

Utilizando o Big Mac como medida, o estudo propõe como seriam os preços do Big Mac de diferentes localidades se convergissem ao mesmo, estado em que seria indiferente comprar o produto em um ou outro país.

Leia mais: O que é balança comercial?




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