scorecardresearch ghost pixel



Parcelamento de fatura do cartão de crédito: Confira as regras

Parcelar fatura é pagar uma quantia entre o valor mínimo e total da fatura. Essa operação funciona como um acordo entre a emissora do cartão e o cliente.



O parcelamento de fatura é uma prática muito comum por usuários de cartão de crédito. Ela é oferecida como uma facilidade para quem não consegue arcar com o valor do cartão em certo mês.

No entanto, essa praticidade pode tornar-se uma grande vilã, quando mal gerida.

Basicamente, parcelar a fatura significa pagar uma quantia entre o valor mínimo e total da fatura. Essa operação funciona como um acordo entre a operadora do cartão e o cliente.

Ao aderir a essa opção, o valor que fica em aberto é adicionado à fatura do próximo mês. Assim, muita gente, ao utilizar mal essa função de parcelamento, acaba gerando uma “bola de neve”.

A fim de garantir proteção ao consumidor, o Banco Central (BC) possui regras claras sobre o parcelamento de fatura. Confira!

Parcelamento de fatura do cartão de crédito: regras do Banco Central

Cada instituição financeira estabelece um mínimo sobre o valor da fatura que deve ser paga. A definição dessa quantia é necessária para que o cliente não fique inadimplente.

De acordo com as regras do BC, quando o cliente paga um valor mínimo ou distinto do total, há duas opções:

  1. Entrar no crédito rotativo;
  2. Parcelar o restante da fatura.

Crédito rotativo

O crédito rotativo funciona como um financiamento da fatura do cartão de crédito. Apesar de não ter datas ou parcelas definidas, ele é utilizado nos casos em que o pagamento da fatura foi inferior ao total, no entanto, maior que o mínimo estabelecido.

Com essa opção, o saldo em aberto da fatura ficará em aberto à próxima fatura, e acrescido de juros do crédito rotativo.

Na fatura seguinte, portanto, o cliente irá pagar o saldo devedor da anterior, o valor da fatura atual, os juros do crédito rotativo e Imposto sobre Operações de Crédito (IOF).

Parcelamento de fatura

Por outro lado, ao invés de entrar de entrar no rotativo, o cliente pode parcelar o saldo da fatura em aberto. Nessa opção, o parcelamento possui quantidade de parcelas e as datas de vencimento definidas.

O valor de cada parcela é acrescido às faturas subsequentes. Também são cobrados juros e IOF sobre o parcelamento de fatura. Normalmente esse valores variam de acordo com a quantidade de parcelas escolhidas.

As normas do Banco Central para o parcelamento automático são as seguintes:

  • Condições do parcelamento devem ser melhores que crédito rotativo;
  • Informações prestadas ao cliente devem ser claras e precisas sobre o parcelamento na fatura.

Vale mais a pena pagar o mínimo ou parcelar a fatura?

A resposta para essa pergunta é depende! Parcelar o valor da fatura pode ajudar a evitar juros do rotativo ou gastos inesperados.

No entanto, mesmo que seja aparentemente mais vantajoso, pagar o mínimo e financiar o restante do valor exige muita organização do cliente. Afinal, ele estará pagamento não só o valor da parcelamento, mas haverá outras cobranças.

Independente da regra, o melhor é sempre se organizar para pagar o valor total da fatura até a data de vencimento. Assim, haverá a liberdade de taxas, multas e parcelamentos excessivos.

Confira também: Saiba o que é CPF irregular e como descobrir se o seu está nesta situação




Voltar ao topo

Deixe um comentário