scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC BA terá resultados divulgados apesar de investigações

Nota publicada ontem (16) indica que certame segue normalmente, com resultados preliminares divulgados no dia 25 de maio.



O concurso da Polícia Civil da Bahia (Concurso PC BA 2018) terá resultados preliminares divulgados neste mês. Em nota publicada ontem (16), a corporação indica que o certame prossegue normalmente, apesar das investigações do Ministério Público.

Segundo o cronograma, os resultados preliminares devem ser publicados no dia 25 de maio, dando dois úteis (28 e 29) para interposição de recursos. O resultado final acompanhado do preliminar das provas discursivas está previsto para 15 de junho.

O certame é organizado pela Vunesp e recebeu 48.120 inscrições, contabilizando 37.676 mil candidatos nos locais de prova. O percentual de faltosos foi de 21,78%.

Ainda por nota, a PC BA afirma que o certame ocorre dentro da normalidade, conclusão tomada após investigações por parte da banca organizadora e Secretaria de Administração (Saeb).

Quanto à banca organizadora, esta afirmou à Folha Dirigida que não se pronunciará sobre o caso. As informações pertinentes ao certame serão delegadas à própria PC BA.

Na ocasião em que as denúncias começaram, a empresa negou qualquer tipo de irregularidade na realização do certame.

Investigações

As provas foram aplicadas no dia 22 de abril e registraram uma série de reclamações por parte dos candidatos. Entre as denúncias, estão uso de celular nos locais de prova, falta de fiscais e ausência de detector de metais.

Outros candidatos queixaram-se do tempo curto para realização dos exames frente à nota de corte de 70%.

Devido às denúncias, o Ministério Público (MP BA) instaurou inquérito quatro dias após a realização dos exames. O embasamento foi espelho de mensagens de WhatsApp que, supostamente, teriam sido trocadas durante a aplicação das provas.

Heliete Viana, promotora responsável, solicitou cópias das provas à Vunesp dirigidas a todos os cargos, além dos termos de inviolabilidade dos sigilos. Outros itens solicitados foram os termos de encerramento nos locais onde os exames foram aplicados.

A documentação deveria ser enviada até 14 de maio, entretanto, a empresa, ainda, não findou os envios. O MP BA aguardará até amanhã (18) pelo posicionamento da banca e, caso não seja atendido, tomará outras providências.

Em tempo, o órgão solicitou novas informações à Vunesp em decorrência de notícias recentes que foram anexadas ao processo principal.

Além da consulta à Vunesp, o MP BA recorreu ao Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber) para que haja cooperação técnica das mensagens. O intuito é que o Núcleo identifique possíveis fraudes, mas, até o momento, nenhum comunicado oficial foi expedido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário