scorecardresearch ghost pixel



Urgente! Edital do Concurso PF 2018 pode sair amanhã!

O documento do certame organizado pelo Cebraspe será assinado hoje (13) pelo ministro Raul Jungmann e deve ser encaminhado para publicação no Diário Oficial.



Aquela notícia para tirar seu sono desta noite! O ministro da Segurança, Raul Jungmann, anunciou que assinará o edital do concurso da Polícia Federal (Concurso PF 2018). Com isso, o documento deve ser publicado na edição de amanhã (14) do Diário Oficial da União!

A informação foi repassada em entrevista coletiva. De acordo com Jungmann, a assinatura deve ocorrer nesta quarta-feira (13). Caso isso, realmente, aconteça, confirmará as previsões repassadas pelo Cebraspe, banca organizadora do certame, e a própria PF.

Anteriormente, as duas entidades afirmaram que pretendiam lançar o edital até sexta-feira (15). A urgência em abrir o certame é tanta que a corporação procedeu com os trâmites da escolha da banca organizadora com intensa celeridade, além de adiantar a própria elaboração do edital.

De agora em diante, os candidatos devem ficar atentos. A partir da publicação do edital, as inscrições devem ser abertas em seguidas, com provas realizadas até setembro deste ano. Se tudo correr dentro do esperado, as contratações começam no início de 2019.

Histórico do Concurso

O Concurso PF foi autorizado pelo ministro Raul Jungmann no dia 28 de fevereiro. Na ocasião, o titular da Pasta informou que o quantitativo liberado seria de 500 vagas. A partir daí, começaram várias especulações sobre quais cargos e quantas oportunidades seriam ofertadas em cada um.

A distribuição confirmada saiu em abril, configurando a oferta de vagas para delegado (150), agente (180), escrivão (80), perito (60) e papiloscopista (30). Todas as carreiras exigem formação de nível superior, sendo específica para delegado e perito. Remunerações variam entre R$ 12.441,26 e R$ 23.130,48, com reajustes previstos para o próximo ano.

Apostila Preparatória Polícia Federal: AGENTE ADMINISTRATIVOESCRIVÃO DE POLÍCIA FEDERAL e COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Definida a distribuição das vagas, o próximo passo seria a publicação da portaria autorizativa. Com ela, a corporação poderia proceder com a contratação da banca organizadora. O tão esperado documento foi liberado em abril, ratificando a oferta de oportunidades.

A PF tinha, então, até outubro para publicar o edital. Mas, a urgência é grande, tendo em vista os problemas de recursos humanos enfrentados pela instituição. Com isso, a corporação deu início ao processo de escolha da banca organizadora, recebendo 16 propostas de empresas interessadas.

Finalmente, o Cebraspe foi escolhido como responsável pelo concurso, tendo a dispensa de licitação publicada em Diário Oficial da última sexta-feira (08). A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), entretanto, já havia adiantado a escolha da empresa. 

Com o lançamento do edital, o prazo para a realização das provas fica mais curto, o que exige maior dedicação por parte dos candidatos. Confira, então, o histórico dos concursos publicados pela PF, além de dicas para ser aprovado em uma das seleções mais esperadas do ano!




Voltar ao topo

Deixe um comentário