scorecardresearch ghost pixel



Saiba tudo sobre o andamento dos concursos mais esperados do ano!

Fique por dentro das últimas notícias a respeito dos oito concursos mais aguardados do ano que, juntos, devem disponibilizar mais de 13.800 vagas!



O ano de 2018 tem reservado boas surpresas para os concurseiros do plantão! Até agora, já foram lançados importantes editais, como Abin, Polícia FederalBanco do Brasil. Isso sem contar com os editais regionais com concursos e processos seletivos de âmbitos estadual e municipal.

Porém, vários outros órgãos têm grandes oportunidades em vista para os próximos meses, entre eles, alguns dos mais esperados entre os candidatos. Concursos o INSS, IBGE e Senado, por exemplo, são assuntos corriqueiros entre quem se dedica à conquista de uma vaga no serviço público.

Mas, afinal, como andam os trâmites desses editais? Ainda tem chances de sair alguma coisa nesse ano? Confira, a seguir, um resumo dos oito principais concursos públicos esperados para 2018. E, prepare seus estudos pois, juntas, as seleções podem disponibilizar mais de 12.600 vagas!

Concurso Correios

Impossível não começar falando sobre um dos editais mais esperados – e polêmicos – no mundo dos concursos públicos! A necessidade de lançamento do Concurso Correios é gritante e a crise enfrentada pela empresa é de conhecimento geral!

Para se ter uma ideia, a carência de servidores já chega a 20 mil postos! No mês de março, funcionários dos Correios deflagaram paralisação nacional por tempo indeterminado em mobilização ser aprovada em assembleias dos sindicatos filiados.

Como não houve mudanças significativas no quadro, os servidores decidiram entrar em estado de greve podendo interromper, novamente, suas atividades a qualquer momento. Certo mas, e o concurso? Sai ou não sai?

Em julho de 2017, o presidente dos Correios na época, Guilherme Campos, afirmou, em entrevista à rádio CBN, a impossibilidade de realizar novo concurso. Ele chegou a frisar que 14 mil aposentados seguiam na ativa e era de interesse da empresa cortar parte desse montante.

A FENTECT, por sua vez, rebateu os comentários afirmando não haver impedimentos para o lançamento do novo certame, além de lembrar anúncio feito pela empresa sobre a necessidade de contratar 20 mil funcionários.

Porém, ainda assim, um novo edital segue sem previsão de ser lançado. Segundo a assessoria do órgão, a realização do concurso depende do dimensionamento da força de trabalho, processo que ainda não foi concluído.

Concurso INSS

Outro órgão cuja contratação de novos servidores é urgente! O Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSStem solicitação com 7.888 vagas tramitando no Ministério do Planejamento. As oportunidades seriam divididas entre 3.984 para técnico, 1.692 para analista e 2.212 para perito.

A carência profissional no INSS é alarmante e chega a 20 mil servidores nas agências de todo o Brasil. Um dos principais fatores para o déficit é o crescente número de aposentadorias que deve aumentar no próximo ano.

O buraco na força de trabalho começa a ter reflexos no atendimento ao usuário. Entre as várias alternativas levantadas pelo órgão enquanto a autorização não sai, está a disponibilização de trabalho home office para servidores na reserva. Porém, a hipótese encontra recepção negativa na própria instituição.

Quanto ao concurso, o Planejamento se manifestou sobre a tão aguardada autorização. Segundo a Pasta, vários aspectos estão sendo analisados, entre eles:

  • conveniência e oportunidade do atendimento à demanda
  • previsão orçamentária e financeira da Administração
  • necessidade do órgão demandante frente aos demais

Mesmo assim, o edital segue sem previsão para ser lançado. Quando liberado, o concurso deverá avaliar seus candidatos por meio de provas objetivas e discursivas, além de contar com alto índice de concorrência.

Concurso IBGE

A lista de órgãos cuja necessidade de servidores é alta não para de crescer. A fila é engrossada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Concurso IBGEque tem solicitação com 1.800 vagas, sendo 1.200 para técnico e 600 para analista sob análise do Planejamento.

O instituto passa, também, por grave déficit funcional e a realização do novo certame tem sido pauta de reuniões realizadas entre representantes sindicais e Planejamento. Em março deste ano, foram registradas 86 saídas sendo a maior incidência na região Sudeste – 61, o que corresponde a 70,9% do quantitativo.

Somente no Rio de Janeiro, 43 servidores se aposentaram no período e, no ano passado, o registro foi de 258 servidores entre os 617 de todo o Brasil. O processo tem avançado no Ministério e, também, por parte do órgão que já iniciou os preparativos para o edital.

Além do certame para efetivos, o IBGE pretende lançar processos seletivos para temporários. Ao todo, são quase 300 mil vagas para todos os níveis de escolaridade nos cargos de agentes regional e administrativo, recenseador, agentes supervisor, municipal e de informática.

Uma das solicitações, contendo 397 vagas, teve avanços recentes no Planejamento.

Concurso ANTT

Após ter pedido anterior de concurso negado pelo Ministério do Planejamento, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) planeja lançar novo edital no próximo ano! O Concurso ANTT foi um dos encaminhados à Pasta e deve trazer 731 oportunidades em cargos de níveis médio e superior.

A agência chegou a encaminhar pedido com 720 vagas distribuídas entre as carreiras de técnico e analista no ano passado mas, este foi recusado. De acordo com a Lei n° 10871/2014, o quadro ideal da ANTT deve ser composto por 1.705 servidores.

Entretanto, a realidade enfrentada é outra! De acordo com sua assessoria de comunicação, apenas 57,1% dos postos efetivos estão preenchido traduzindo uma carência de 731 postos. A falta de contratações fez com o que o buraco aumentasse e, consequentemente, a quantidade de postos da solicitação.

As oportunidades devem ser destinadas às carreiras de técnico – administrativo e em regulação de serviços de transportes terrestres, analista administrativo e especialista em regulação de serviços de transportes terrestres.

Concurso MTE

Após muita espera, o Ministério do Trabalho pode ter novo concurso público autorizado em breve! No final de julho, o titular da Pasta, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, afirmou, na última quarta-feira (08), que cobrará do Ministério do Planejamento a autorização de pedido com novas 2.873 em cargos de níveis médio e superior no Concurso MTE.

Carlos Silva, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), lembra que há a possibilidade de autorizar o novo concurso devido ao orçamento residual destinado à Pasta. Silva frisa que a necessidade de novas contratações na carreira de auditor é gritante.

A lei aponta que o quadro deve ser composto por 3.644 servidores mas, atualmente, o déficit chega a 1.339 postos. Este seria o menor efetivo de auditores dos últimos 20 anos e já traz reflexos na execução de atividades relacionadas à fiscalização.

Entre as carreiras solicitadas, estão agente administrativo, auditor-fiscal do trabalho, arquivista, administrador, contador, bibliotecário, engenheiro, sociólogo, estatístico, técnico em assuntos educacionais, psicólogo, economista e técnico em comunicação social.

Concurso Senado

Concurso Senado 2018 segue como um dos mais aguardados pelos concurseiros em virtude dos altos salários disponibilizados e prestígio da instituição. Aliás, novas contratações são urgentes se analisarmos a considerável carência de servidores em seu quadro funcional.

Relatório divulgado em junho revela que, atualmente, há 1.258 cargos vagos no Senado Federal. Em janeiro, o número era de 1.228, ou seja, em menos de seis meses, a vacância chegou a subir.

Apostilas preparatórias baseadas nos últimos editais: Policial Legislativo FederalApoio Técnico ao Processo Legislativo – Especialidade: Processo LegislativoApoio Técnico ao Processo Legislativo – Especialidade: Administração 

O cargo que mais sofre com a falta de mão de obra é o de técnico legislativo. Somente nele, são 702 postos vagos. Para analista legislativa – especialidade processo legislativo, são 219 postos vagos em 2018.

A validade do último certame lançado pelo Senado expirou em 2014 e, desde então, a Casa segue sem efetivar novas contratações. Por isso, o lançamento de um novo edital torna-se urgente.

Concurso AGU

Entre todos os órgãos, a Advocacia-Geral da União (Concurso AGU) é um do que está mais próximo do lançamento do edital. Autorizado na primeira quinzena de junho, o certame já deu início à escolha de sua banca organizadora.

A seleção deve ter edital publicado até 14 de dezembro, respeitando o prazo dado pela portaria autorizativa do Ministério do Planejamento. Outro passo importante é a organização das 100 vagas autorizadas.

O quantitativo total deverá ser encaminhado para lotação em diversos estados brasileiros e distribuído da seguinte forma:

  • Contador: uma vaga
  • Bibliotecário: uma vaga
  • Arquivista: duas vagas
  • Técnico em assuntos educacionais: duas vagas
  • Técnico em comunicação social: cinco vagas
  • Analista técnico administrativo: dez vagas
  • Administrador: 48 vagas

Concurso PRF

Polícia Rodoviária Federal (Concurso PRFtem edital confirmado para setembro com 500 vagas na carreira de policial rodoviário federal. Inicialmente previsto para agosto, o lançamento do certame foi adiado para o mês seguinte.

A informação foi concedida pelo novo superintendente da PRF, Alexandre Rodrigues da Silva. Segundo ele, ainda faltam detalhes importantes, como a escolha da banca organizadora e a distribuição das vagas entre os estados.

A seleção ofertará 500 vagas na carreira que exige formação de nível superior com direito à remuneração inicial de R$ 10.357,88.




Voltar ao topo

Deixe um comentário