Um dos maiores problemas de mais de 62 milhões de brasileiros é possuir seu nome em listas de negativados, como SPC Brasil ou o Serasa Experian. Porém, há formas para que os cidadãos com nome sujo possam remover a restrição do seu CPF.
Dessa forma, o negativado pode tentar negociar diretamente com seus credores ou ir a um Feirão Limpa Nome do Serasa. Vale lembrar que limpar o CPF não é o pior dos problemas, mas sim recuperar o crédito no mercado financeiro.
Veja também: Saiba como conseguir empréstimo mesmo negativado no SPC e Serasa.
Como recuperar o crédito após ter o CPF negativado
Para que o indivíduo possa recuperar o crédito, é necessário ter ciência do quão difícil pode ser tal processo. É indispensável que se tenha paciência e que a primeira solicitação de um empréstimo seja feita apenas, no mínimo, seis meses após limpar o nome.
Solicitar créditos em empresas não utilizadas anteriormente
Solicitar empréstimo em uma empresa na qual o cidadão possua o histórico de dívidas pode não surtir o efeito desejado. Conseguir crédito nessas financeiras pode ocorrer somente após anos que o CPF já esteja sem restrições.
Esse fato ocorre devido aos bancos e financeiras possuírem o receio de voltar a conceder crédito para pessoas que já ficaram devendo no passado, principalmente caso a dívida tenha sido prescrita.
Solicitar crédito apenas quando for realmente necessário
Uma das ações mais comuns e erradas ao conseguir limpar o nome, é solicitar crédito em diversas empresas ao mesmo tempo. As solicitações podem ser de cartão de crédito, empréstimo, financiamento, entre outros.
Dessa forma, é possível que o crédito seja negado, visto que se torna evidente o desespero pelo crédito. Esse fato pode indicar uma situação financeira complicada ou até mesmo a intenção de golpe nas empresas que oferecem crédito.
Comprovação de Renda
Outro modo para aumentar as possibilidades de se conseguir crédito é por meio da comprovação de renda. Tal comprovação é fundamental para que a pessoa possa conseguir crédito no mercado financeiro.
Assim, a declaração do Imposto de Renda também serve para comprovar os ganhos anuais e a possibilidade de pagar o crédito solicitado. Portanto, não se esqueça de declarar corretamente o IR.
Bom histórico de pagamento para recuperação de crédito
Uma das melhores soluções para que o antigo negativado volte a conseguir crédito com as empresas, é que ele volte a pagar corretamente suas contas feitas.
Para isso, é aconselhável colocar contas primordiais, como conta de energia e água, em débito automático. Além disso, pagar as faturas do cartão de crédito em dia também faz com que a imagem do consumidor melhore no mercado financeiro.