scorecardresearch ghost pixel



7º e último lote do Imposto de Renda será liberado em dezembro

A quantia a ser recebida é corrigida pela Selic (taxa básica de juros). Por outro lado, de todo modo, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.



No próximo dia 16, o sétimo e último da restituição do imposto de renda será liberado. O valor se dá no momento em que a Receita Federal detecta que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria. Assim, ele tem direito a receber de volta parte do valor.

O valor a ser recebido é corrigido pela Selic (taxa básica de juros). Contudo, de todo modo, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização. Os percentuais de correção variam de 4,02% (maio de 2019) a 112,3% (declarações entregues em 2008).

Para verificar se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita, ou caso prefira, ligar para o Receitafone, no número 146. Há ainda a possibilidade de fazer a consulta por meio do aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS.

Caso o contribuinte tenha direito a restituição, ela será paga até o fim do ano, sendo este, o último lote de 2020. Geralmente, quem entregou a declaração mais cedo recebe primeiro. Contudo, o dinheiro só não chega no mesmo ano se a declaração tiver algum problema. Se esse for o caso, ela cai na malha fina fiscalização da Receita para verificar possíveis irregularidade.

Confira os lotes já liberados:

LOTE DATA DE RESTITUIÇÃO
1º Lote 17 de junho
2º Lote 15 de julho
3º Lote 15 de agosto
4º Lote 16 de setembro
5º Lote 15 de outubro
6º Lote 18 de novembro
7º Lote 16 de dezembro

Nesse caso, se realmente tiver direito e o valor não tenha sido creditado, é necessário contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Veja também: 17 Doenças que podem ter Isenção de Imposto de Renda




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário