scorecardresearch ghost pixel



Juros do consignado chegam ao menor patamar da história; Vale a pena contratar?

Modalidade apresenta pontos positivos e negativos para quem busca dinheiro rápido; entenda como funciona.



Uma das modalidades de financiamento pessoal com as menores taxas de juros do mercado é a de crédito consignado. O percentual reduzido se dá pela garantia das contratações, que descontam o valor das parcelas do empréstimo diretamente da folha de pagamento do consumidor.

O custo do crédito consignado está em queda no Brasil desde 2018. Segundo dados do Banco Central (BC) dos últimos doze meses, o valor das taxas médias caíram de 21% para 18% ao ano. Para se ter uma ideia, no mês de novembro de 2020, os juros chegaram ao piso histórico de 1,4% ao mês pela modalidade.

Parte desta queda tem como origem a diminuição da taxa de juros básica (Selic) que está em 2% ao ano, também menor patamar de toda a sua história. Outro ponto relacionado à queda de custo no crédito consignado faz relação com a entrada de novos competidores. Bancos médios e digitais passaram a investir na captação de clientes para essa linha de serviço.

“A tendência é a de aumento da competitividade. Como boa parte da carteira está na mão das grandes instituições, há ainda bastante espaço para o crescimento dos bancos menores”, diz Alex Sander Gonçalves, diretor da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e executivo do banco Pan.

Lista de bancos com os menores juros

Apesar de acumular cerca de 80% de todos os recursos emprestados no crédito consignado, as grandes instituições não oferecem as menores taxas. Segundo dados do BC, as fintechs, bancos regionais e financeiras contam com as melhores condições de empréstimo. Confira a tabela a seguir:

Consignado para o setor privado Consignado para o setor púbico Consignado para o INSS
Instituição Taxa ao mês (em %) Taxa ao ano (em %) Instituição Taxa ao mês (em %) Taxa ao ano (em %) Instituição Taxa ao mês (em %) Taxa ao ano (em %)
Banco do Nordeste 0,92 11,61 Banco do Nordeste 0,76 9,49 Bancoob 0,98 12,35
Daycoval 1,00 12,68 Banco Sicredi 0,83 10,40 Banco Inter 1,18 15,14
Banco do Estado do Pará 1,23 15,81 Banco Inter 1,01 12,79 Financeira Parati 1,32 16,98
Caixa 1,27 16,29 Financeira Alfa 1,06 13,44 Banco Cetelem 1,32 16,99
Banco Arbi 1,33 17,16 Banco de Brasília 1,07 13,68 Banrisul 1,36 17,55

Observados os percentuais, vale ressaltar que, apesar dos números reduzidos, as exigências para as ofertas deste crédito pelas empresas tendem a ser mais restritas.

Mas, afinal: Vale a pena contratar o crédito consignado?

Empréstimos pela modalidade de crédito consignado possuem como principal vantagem a agilidade, facilidade e rapidez na contratação. No entanto, como qualquer outra linha de crédito, é preciso utilizá-lo com cuidado e moderação.

Apesar dos juros baixos, que são utilizados como ferramenta de venda pelas financeiras para atrair consumidores, o serviço é capaz de transformar uma dívida pequena em uma maior. Por isso, entender o controle financeiro e gerenciamento dos rendimentos deve ser prioridade antes de dar início a uma solicitação.

Como o desconto das prestações do empréstimo consignado é feito diretamente da folha de pagamento do requerente, é possível que ele comprometa uma grande parcela da sua renda com a modalidade e fique incapaz de arcar com as despesas do dia a dia, como contas básicas de água, luz e cartão, precisando inclusive recorrer a novos empréstimos para dar conta de toda a situação.

Por tudo isso, o consignado funciona positivamente quando há a troca de uma dívida cara por outra mais barata. Por exemplo, quem está devendo cheque especial ou rotativo do cartão de crédito pode conseguir no empréstimo consignado o dinheiro para quitar os débitos e pagar valores menores posteriormente. Do outro lado, fazer uma dívida com juros para a compra de bens e serviços não-essenciais pode não ser uma boa ideia.

Leia ainda: Casa Verde e Amarela 2021: Taxa de juros, inscrições e como solicitar o financiamento




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário