scorecardresearch ghost pixel



13º salário do INSS: Quando será o pagamento em 2021?

Em 2020, as aposentadorias e pensões foram antecipadas para apoiar os brasileiros mais afetados pela pandemia. Antecipação de benefícios deve ocorrer novamente neste ano.



No início deste ano, o Governo Federal anunciou um aumento no valor do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O reajuste para 2021 será de até 5,45%, e desta forma, o teto dos benefícios passará de R$ 6.101,06 para R$ 6.433,57.

A correção do valor foi definida de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Contudo, nem todos os beneficiários do INSS receberão o valor máximo do aumento. Isso porque aqueles que começaram a receber os pagamentos a partir de fevereiro de 2020 terão o valor corrigido proporcionalmente à inflação acumulada do mês do primeiro pagamento até dezembro do ano passado.

Vale destacar que as datas de pagamento em 2021 podem variar de acordo com o valor a ser recebido e o dígito final do benefício. Neste ano, o Governo Federal deve liberar novamente a antecipação do 13º salário do INSS. Em 2020, as aposentadorias e pensões foram antecipadas para apoiar os brasileiros mais afetados pela pandemia.

Em geral, o benefício é pago a partir do mês de julho, mas com a antecipação, a primeira parcela será liberada ainda no primeiro semestre. A medida deve ser implementada com mais facilidade, uma vez que o pagamento já está previsto no orçamento deste ano e deve ser apenas antecipado, sem gerar despesas extras para a União.

Prova de vida

A interrupção dos bloqueios e suspensões de benefícios por falta da prova de vida foi prorrogada por mais dois meses. Sendo assim, os segurados que ainda não realizaram o procedimento continuam recebendo seus pagamentos normalmente até o fim deste mês. A partir de abril, caso não haja uma nova prorrogação, os benefícios poderão ser bloqueados se o segurado não realizar a prova no prazo previsto.

O procedimento, que é obrigatório e deve ser realizado anualmente, está suspenso desde março de 2020, com o início das medidas de isolamento social para evitar a disseminação da Covid-19 no país.

Leia também: Atenção, pente-fino do INSS foi modificado em 2021. Veja como funciona




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário