scorecardresearch ghost pixel



Atenção segurados do INSS: Prova de vida volta a ser obrigatória; Veja calendário

Procedimento que serve para comprovar que o beneficiário continua com vida volta a ser obrigatório a partir de 1º de junho.



A prova de vida voltou a ser um procedimento obrigatório para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir desta terça-feira, 1º de junho, os segurados devem voltar a comprovar vida periodicamente para que continuem recebendo seus benefícios.

Desde março de 2020, o procedimento havia sido suspenso em razão da pandemia de Covid-19. Como parte dos segurados integra os grupos de risco para a doença, a decisão foi por suspender a prova de vida temporariamente.

Calendário da prova de vida

A partir desta terça-feira, 1º, o exame volta a ser obrigatório, sob pena de bloqueio do benefício para quem não fizer. Confira abaixo o novo calendário para realização da prova de vida:

Mês de nascimento

Prazo para fazer a prova de vida

Março e abril Junho de 2021
Maio e junho Julho de 2021
Julho e agosto Agosto de 2021
Setembro e outubro Setembro de 2021
Novembro e dezembro Outubro de 2021
Janeiro e fevereiro Novembro de 2021
Março e abril Dezembro de 2021

Como realizar o procedimento

O exame pode ser feito de duas maneiras: presencialmente e digitalmente. Contudo, o procedimento digital só está disponível por alguns segurados selecionados pelo INSS. Quem faz parte desse grupo só precisa abrir o aplicativo Meu Gov Br, fazer as autorizações necessárias e seguir as instruções para concluir a validação facial por meio de biometria.

Vale lembrar que quem estiver apto a fazer o procedimento online será informado via SMS, e-mail, ou pelo próprio aplicativo Meu INSS, onde aparecerá a mensagem “Chegou a hora de fazer sua prova de vida! Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa“.

Aqueles que precisam fazer a prova de vida presencial devem comparar a uma agência do banco pelo qual recebem o benefício, portando documento oficial de identificação com foto. Se ainda restar alguma dúvida, INSS disponibiliza o telefone 135 para sanar dúvidas sobre esse ou outros procedimentos.

Leia mais: INSS: Quais são os benefícios de quem não está contribuindo com a previdência?




Voltar ao topo

Deixe um comentário