scorecardresearch ghost pixel



Confira o novo prazo para fazer a prova de vida e garantir seu benefício de junho

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta a exigir a realização da prova de vida para liberação de benefícios previdenciários.



A prova de vida voltou a ser obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento, que estava suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia, foi retomado no dia 1º de junho.

Com a volta do exame, o segurado deve ficar atento para não perder o prazo e acabar sem seu benefício. Segundo dados do próprio instituto, cerca de 160 mil pessoas que não realizaram o procedimento durante a suspensão precisam realizar agora para evitar o bloqueio dos pagamentos.

Aqueles que não realizaram a comprovação em março e abril do ano passado precisam concluir o procedimento agora em junho. Já quem foi convocado para fazer a prova de vida digital e não fez também corre o risco de perder o benefício se não correr atrás do prejuízo.

Calendário da prova de vida para 2021

Os segurados são convocados para realizar o exame de forma escalonada, evitando filas e aglomerações em agências bancárias.

Prova de vida

O procedimento é realizado anualmente com o intuito de evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios previdenciários. As instituições bancárias que realizam os pagamentos são responsáveis por determinar os procedimentos adotados em suas agências.

Em alguns bancos, os beneficiários que já possuem biometria cadastrada podem fazer a prova de vida em qualquer caixa eletrônico, bastando realizar uma transação bancária. Além disso, o INSS está testando uma maneira digital de concluir o procedimento, mas a funcionalidade ainda está em fase de testes com um número reduzido de segurados.

Leia mais: É possível fazer a prova de vida do INSS sem sair de casa?




Voltar ao topo

Deixe um comentário