scorecardresearch ghost pixel



É possível fazer a prova de vida do INSS sem sair de casa?

Procedimento é obrigatório para que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuem recebendo seus benefícios.



A prova de vida foi retomada neste mês de junho, o que significa que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de voltar a realizar o procedimento para manterem seus benefícios. O exame tem como objetivo evitar pagamentos indevidos e garantir a manutenção de benefícios previdenciários para quem tem direito a eles.

Com a continuidade da pandemia de Covid-19 no país, muitos segurados procuram uma maneira de continuar evitando a prova de vida presencial. Anualmente, todos os beneficiários precisam comparecer a uma agência bancária para comprovar vida. Mas será que existe alguma forma de não precisar sair de casa para fazer o exame?

Prova de vida digital

O INSS está testando uma maneira de permitir que os segurados realizem o procedimento com biometria facial. Até o momento, 5,3 milhões de pessoas estão aptas a participar do projeto piloto e fazer a prova de vida direto no aplicativo Meu gov.br. A previsão é que o número seja ampliado em breve.

Para isso, o segurado deve receber um convite via mensagem de texto ou e-mail participar. O sistema, que utiliza a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicita apenas a captura de algumas fotos para finalizar o procedimento anual.

Prova de vida em domicílio

Também existe a possibilidade de fazer a prova de vida na sua própria casa recebendo a visita de um funcionário do INSS. Essa opção é um direito de aposentados e pensionistas que não estão em condições de se locomover ou têm idade igual ou superior a 80 anos.

Para mais informações sobre a prova de vida ou para solicitar atendimento em domicílio, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS ou ligar para o telefone 135.

Leia mais: Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em junho; Confira o calendário




Voltar ao topo

Deixe um comentário